Pragas
Sete pecados capitais no controle de pragas urbanas

Durante todo verão e o começo do outono, a população de ratos, baratas e formigas costuma aumentar, fazendo com que muitos insetos e roedores sejam vistos com mais freqüência nos ambientes urbanos.  De acordo com a bióloga Sônia Moura, gerente de operações da Praxxis Controle de Pragas, esse fenômeno se dá em virtude da combinação entre temperaturas elevadas e chuvas fortes. “Nesta época, inclusive, é mais comum haver maior concentração de lixo, carregado pelas enchentes. Isso acaba atraindo várias espécies que estão em busca de alimento e abrigo”.

Segundo Sônia, a principal medida para conter a proliferação das pragas urbanas é informar a população sobre a importância da mudança de hábitos. A bióloga apresenta os “Sete pecados capitais” no controle de pragas:

1. Lixos sem tampas e sem limpeza periódica

2. Resíduos gordurosos nas paredes e outros locais da cozinha

3. Entulhos mal acondicionados (extremo cuidado quando armazenar sobras de construção em forros)

4. Papéis, jornais e plásticos antigos acumulados, servindo de abrigo

5. Canil sem manutenção higiênica apropriada (incluindo dos animais) e vasilha com ração exposta durante a noite

6. Pratos e copos sujos após o uso e restos de comida sobre a pia (não deixar para o dia seguinte)

7. Caixas de gordura e esgoto sem limpeza periódica

“ Esses sete itens contribuem decisivamente para atrair formigas, baratas, ratos, escorpiões, pulgas e carrapatos, entre outros. É preciso fazer a nossa parte para termos êxito no controle dessas pragas disseminadoras de vírus e bactérias nocivos ao homem”, diz a especialista.

Depois de um episódio de chuvas fortes, provocando enchentes e alagamentos, a cidade fica mais exposta às contaminações por parte de ratos e baratas, principalmente.  “Insetos e roedores, como qualquer outro animal, buscam abrigo. Passada a enchente – depois de contaminar a água que inundou ruas, casas e estabelecimentos comerciais –, normalmente encontram ambiente apropriado para subsistir. Por isso, a primeira medida após um episódio de enchente é proceder a uma cuidadosa limpeza do local, com especial atenção para não fornecer abrigo, água e alimento às pragas ”, diz Sônia Moura.

De acordo com a bióloga, hospitais e indústrias alimentícias e farmacêuticas têm investido cada vez mais no trabalho integrado de educação e prevenção como forma de manter as pragas urbanas longe de suas imediações. “A mudança de hábitos é uma das principais ferramentas do Sistema Integrado de Controle de Pragas. Cada vez mais clientes corporativos assumem sua responsabilidade como agentes de informação para seus colaboradores, o que chega a ser mais importante do que a simples utilização de produtos químicos para exterminar insetos e roedores”.



Fonte: Sônia Moura, bióloga e gerente de operações da Praxxis Controle de Pragas, braço de empresa da Brasanitas Serviços Integrados (www.brasanitas.com.br)