Meio Ambiente

Reutilização deverá gerar economia, em um ano, de R$ 4,5 mil aos condôminos

Junho de 2008 - Em tempo de escassez dos recursos hídricos globais e de busca de medidas que mitiguem os desperdícios e reduzam as despesas com o consumo de água, construtoras cearenses passam a adotar ações simples, mas que podem gerar grandes economias no fim do mês. O condomínio Portal de Madrid, o novo empreendimento da Porto Freire Engenharia, traz um diferencial nesse sentido: uma estação de tratamento de esgoto, que permitirá reutilizar a água nas colunas dos vasos sanitários e no aguamento dos jardins.

Com a possibilidade de reaproveitamento da água, avalia o analista do Núcleo de Desenvolvimento do Produto da Porto Freire, Fábio Valério, a economia, em um ano, será de 864 mil litros, ou cerca de 900 metros cúbicos, o equivalente a R$ 4,5 mil a menos, para os condôminos.

O prédio terá também estrutura para a captação de água da chuva, que será igualmente utilizada na coluna de vaso sanitário e jardins. Essas medidas, acrescenta Valério, repercutem diretamente no valor do condomínio, já que reduz, de forma significativa, o consumo de água utilizada nas áreas comuns, além de representar uma efetiva ação da construtora na preservação e uso racional da água.

Situado no Parque del Sol, na Cidade dos Funcionários, o empreendimento, que reúne as torres Plaza Cibeles e Plaza Mayor será lançado às 19 horas, do próximo dia 19. O Portal de Madrid dispõe de espaço infantil, academia de ginástica, sala de filmes, salão de jogos, piscinas infantil e adulto com raia, ´deck´, ´playground´, campo gramado, jardins e duas vagas de garagem por apartamento. Cada apartamento tem 105,27 m² de área privativa, contará ainda com infra-estrutura para internet coletiva.