Má conservação

Acidentes chamam atenção para má conservação de ruas e condomínios no Rio


Explosão de bueiro e queda de reboco de prédio deixou dois feridos, segunda-feira.
Bueiros sem tampa e buracos espalhados por calçada são risco para pedestre.

A queda de um reboco e a explosão de um bueiro, na segunda-feira (14), no Centro do Rio, chamaram a atenção para os perigos que os pedestres correm ao circular nas ruas.

No Largo de São Francisco, bueiros sem tampa e cheios de lixo, bueiros entupidos e muitos buracos espalhados pela calçada mostram o abandono do local.

Na Avenida Presidente Vargas, perto da Rua Senhor dos Passos, há mais de 15 buracos em apenas um trecho da calçada.

Na Rua da Carioca, várias fachadas e marquises estão em péssimo estado de conservação.

Na segunda-feira (14), um homem foi atingido na cabeça pelo reboco que caiu do décimo andar de um prédio. Nesta terça-feira (15), ele continuava internado em estado grave no Hospital Souza Aguiar. A área do edifício foi interditada. A Defesa Civil notificou o síndico para que seja instalada uma tela de proteção, até que comecem as obras.

Também na segunda-feira (14), no Centro, uma explosão nas esquina das ruas do Ouvidor e Gonçalves Dias fez com que pedras portuguesas se soltassem e atingissem um homem na calçada. A Light informou que um cabo de baixa tensão causou o acidente. Técnicos já fizeram o reparo.

Segundo João Carlos Mariano, coordenador da Defesa Civil Municipal, a fiscalização é feita efetivamente pela Secretaria Municipal de Urbanismo e os eventos emergenciais, pela Defesa Civil. "Só este ano, já demolimos 630 marquises. Fizemos intervenções em prédios. Estamos trabalhando duro, mas precisamos da parceria dos proprietários e administradores de imóveis", afirmou.


Outros acidentes

O registro de acidentes semelhantes são comuns. Em setembro de 2007 uma mulher caiu em um bueiro na Lapa; em setembro de 2004, uma placa de mármore caiu de um prédio e feriu um homem, na Rua da Quitanda; em março de 2004, um aparelho de ar-condicionado caiu de um prédio, também no Centro; em abril de 2002, nove pessoas ficaram feridas quando uma placa de granito caiu de um prédio, na Avenida Rio Branco; ainda em abril de 2002, uma gaveta de arquivo caiu de uma janela; e em julho de 2001, um homem morreu atingido por uma marreta, que caiu de a obra de um edifício, na Avenida Rio Branco