Informações internas provocaram o 1º arrastão de condomínio de 2008

O primeiro arrastão do ano a um condomínio na esquina da Alameda Campinas com Sarutaiá, no último dia 12/01, mostrou, mais uma vez, que de nada valem os aparatos tecnológicos de segurança, vigilâncias armadas e sistemas de câmeras, se os funcionários da portaria não forem devidamente treinados para suas funções. Da mesma forma, é indispensável o atestado de antecedentes criminais dos funcionários regulares do condomínio, dos empregados dos condôminos e de eventuais prestadores de serviços para o edifício ou seus moradores, a cada seis meses.

A recomendação é feita pela Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo, que realizará, já nos dias 28 e 29 de janeiro próximos, mais um curso sobre medidas de proteção patrimonial colocadas em risco com os arrastões, de segurança pessoal e ações anti-seqüestro. Voltado para gerentes, zeladores, porteiros, garagistas, recepcionistas e vigias, o treinamento será dado pelo professor Waldir de Oliveira Samora, da Polícia Militar.

  Segundo o presidente da Aabic, José Roberto Graiche, “por ser a porta de entrada de um condomínio residencial ou comercial vital em termos de segurança, os porteiros necessitam de constante treinamento de qualificação, desenvolvimento profissional e atualização de metodologias, uma vez que os marginais, lamentavelmente, são muito criativos”. As autoridades policiais lembram, ainda, que em mais de 90% dos casos de arrastões, as informações vêm de dentro para fora do condomínio, seja através da conivência de algum funcionário ou de empregados de condôminos com marginais. Para mostrar a conivência, basta citar que no caso da Alameda Campinas, os ladrões possuíam o controle do portão da garagem.

Nos cursos da Aabic, os funcionários de condomínios são informados também sobre suas atribuições de segurança, primeiros socorros e prevenção contra sinistros. Além do professor Waldir Samora da Polícia Militar, ministram cursos os professores Celso Couto Junior da Fatec, Carlos Alberto Negrette da área de Recursos Humanos e José Carlos da Silva, do campo de engenharia elétrico-eletrônica e segurança do trabalho. Informações adicionais sobre os cursos, que são dados na Rua Estados Unidos 89, pelo telefone 3887.3372.

Matérias relacionadas
Cuidados na contratação e monitoramento de funcionários