Informe publicitário
Empresa lança elevadores com sistema eletrônico de resgate automático

Com investimento de R$ 10 milhões, a Atlas Schindler desenvolveu e está lançando uma linha de elevadores residenciais e comerciais que promete mais conforto e segurança aos usuários e economia de energia aos condomínios. Produzida em três modelos distintos - Schindler 3100, Schindler 3300 e Schindler 5300 - a nova linha oferece como diferencial um sistema eletrônico de resgate automático.

O sistema permite que o elevador continue em funcionamento em caso de falta de energia, mesmo que o edifício não tenha um gerador próprio, diz o diretor comercial da empresa, Francisco Bosco. Ele explica que a partir de um módulo de baterias, que movimenta o elevador automaticamente para o pavimento mais próximo, o usuário pode rapidamente sair do elevador e com segurança. O sistema é automático e não requer a presença de um técnico especializado para resgatar usuários presos no elevador em função da falta de energia, frisa, ao observar que os elevadores da nova linha são equipados com luz de emergência, que mantém a cabine parcialmente iluminada, mesmo nas situações de black-out.

Outro benefício dos novos produtos, diz o executivo, é somente permitir o acesso aos elevadores por meio do uso de um cartão eletrônico de identificação de usuários, que exclui a necessidade de chaves e senhas. No cartão podem ser cadastrados um ou mais andares para o acesso de um usuário. Para usar o cartão, basta aproximá-lo da botoeira da cabine. O sistema identifica eletronicamente e autoriza o usuário a acionar o seu andar de destino. A tecnologia tem um chipcard que identifica as pessoas que estão na cabine e torna o sistema muito mais flexível e seguro do que aqueles acionados com chaves ou senhas, garante.

De acordo com Francisco Bosco, os novos elevadores também dispensam a construção de casas de máquinas e têm projetos que priorizam o conforto dos usuários. São elevadores com mais espaço nas cabines, sem aumentar a área requerida no projeto do edifício, o que amplia a capacidade de tráfego e o conforto dos usuários. Segundo o executivo, a solução tecnológica foi desenvolvida a partir do uso de novos elementos de tração. Com ela, os novos elevadores passam a ter uma capacidade de transportar de sete a nove pessoas, contra a lotação máxima dos equipamentos convencionais de seis a oito pessoas, compara.

Francisco Bosco sustenta ainda que os novos produtos oferecem ainda economia em torno de 80% no consumo de energia, quando comparados aos sistemas convencionais. Ao dispensar o uso de lubrificantes, os novos elevadores contribuem também para a proteção do meio ambiente, sendo adequados às especificações exigidas para os edifícios reconhecidos com o selo Green Building. O executivo informa que o modelo Schindler 3100 foi projetado para edifícios residenciais de até oito andares, com engenharia e processos otimizados que tornam rápida a sua instalação. O Schindler 3300 foi desenvolvido para edifícios residenciais de médio porte, e o Schindler 5300, para prédios comerciais de porte pequeno.