Cercas elétricas

Norma ABNT busca assegurar a segurança dos consumidores

Você sabia que para realizar a instalação de cercas elétricas de segurança em sua casa, condomínio, comércio, etc. é preciso seguir as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)? Se a resposta for negativa, saiba que você está entre a grande maioria dos brasileiros que acreditam estar protegendo suas famílias e bens, mas que na verdade, podem estar correndo vários riscos.

Em 2008, foi editada a norma brasileira da ABNT para eletrificadores de cercas (ABNT NBR IEC 60335-2-76), com o objetivo de determinar os requisitos de segurança na construção, fabricação e instalação dos equipamentos. No total, são 32 cláusulas que determinam as características e testes a serem executados nos produtos. Sua finalidade é oferecer ao consumidor equipamentos seguros e que não coloquem em risco a saúde humana, pois como as cercas elétricas trabalham com alta tensão, caso não sejam fabricadas dentro de certos parâmetros, podem ser muito perigosas.

Alguns estados brasileiros, dentre eles São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina já possuem leis ou projetos de leis que abordam a comercialização, a manutenção e a instalação de cercas eletrificadas, sendo obrigatório o cumprimento das mesmas.

O consumidor final deve estar atento e desconfiar da seriedade de uma empresa que lhe ofereça um equipamento muito barato, pois provavelmente este estará fora das normas. É importante buscar informações a respeito do produto a ser adquirido para não correr nenhum risco. Caso tenha adquirido um equipamento que não atenda às especificações determinadas pela norma, deverá solicitar a troca imediata ou a devolução do dinheiro.

A principal finalidade das cercas eletrificadas é a proteção do patrimônio aliada à segurança do usuário. Para isso, a qualidade do produto e a instalação correta são muito importantes e qualquer erro pode provocar acidentes graves.