Hall social

Área de recepção é um cartão de visitas dos condomínios


Imponente, moderno, clássico ou mais clean, o hall de entrada é o cartão de visita do prédio, seja ele residencial ou comercial, define o arquiteto João Jannini, do escritório Jannini & Sagarra localizado em Campinas. O ambiente existe em todos os edifícios, independente do tamanho da construção, e, na última década, as construtoras, na opinião do arquiteto, passaram a dar mais atenção no projeto e acabamento do hall, que deixou de ser um espaço compreendido como a extensão da escada, desprovido de decoração. "Nos últimos anos os incorporadores oferecem a sofisticação do espaço, com decoração primorosa e projeto de luminotécnica", conta o arquiteto, que atua no mercado há 29 anos.

O hall de entrada do empreendimento passou a receber atenção especial nos projetos. Quadros, tapetes e estofados de ótima qualidade tornam o ambiente acolhedor, e não é raro caso no qual os responsáveis pelo residencial desembolsam R$ 30 mil entre material de acabamento e decoração feita por escritórios especializados. "Atualmente é possível receber o visitante no hall do condomínio, com conforto e estilo", garante Jannini.

Revestimento requintado, luminotécnica, uso de fórmica nas cabines dos elevadores e piso de tráfego pesado estão presentes em obras recentes. Na opinião de Jannini, a iluminação é um dos fatores mais importantes para o aconchego de um ambiente, sendo complementado pela presença de tapetes, quadros, luminárias e aparador. "O hall dos andares é uma área que não tem iluminação natural", explica. E não adianta caprichar no piso e outros materiais de acabamento e descuidar do visual e estilo das portas.

FLUXO CONTROLADO

Para Rogério Gerin Nassralla, diretor da GNO, além de permitir o acesso ao espaço destinado - comercial, industrial, casa ou shopping - o hall ajuda a filtrar o fluxo de pessoas que entram no edifício, vindas da área externa do empreendimento. Também são idealizados para criar e transmitir ao usuário a sensação planejada no projeto, seja imponência ou exclusividade.

A importância do hall vem despertando à atenção dos construtores para projetos que valorizam cada vez mais esse espaço. Um exemplo é um condomínio residencial de edifícios em fase de pré-lançamento, desenvolvido por meio da parceria entre as construtoras Rossi e GNO. Um concurso promovido pelas corporações escolheu, entre quatro escritórios de arquitetura. O escritório vencedor foi Primi & Appoloni Arquitetura, de Campinas.

INDIVIDUALIZAÇÃO

O projeto possibilita a "individualização" do hall dos apartamentos dos 22 andares das quatro torres que farão parte do empreendimento de seis torres, dos quais dois serão prédios com plantas baixas, com um andar térreo e mais três pavimentos.

O hall exclusivo dos apartamentos, graças à prumada de elevadores, permite um ambiente de entrada para cada unidade devido a presença de cinco elevadores, um para cada "linha" de apartamentos servindo aquele trajeto do 1º ao 22º andar, explica Nassralla. "Cada hall mede cerca de três metros quadrados e o morador pode dar o acabamento que quiser àquela área, inclusive, como se fosse a extensão da sua sala de visita", explica o diretor da GNO. Entre os itens mais utilizados na decoração do hall está o uso de aparador, quadro e tapete.

Na análise de Nassralla, o hall é tão importante que no Wonders Galleria a encomenda aos arquitetos que participaram do concurso foi de não se limitarem apenas ao hall exclusivo de acesso ao interior de cada apartamento (torre). Com isso o projeto contempla a criação de cinco áreas: um que recepciona os visitantes e funcionários logo na portaria do empreendimento, outro é o hall do prédio, propriamente dito. Uma das inovações do projeto no item, permitidas graças a posição do terreno é a criação de um hall em vidro. Nassralla conta que ele permitirá o aceso a um elevador que irá transportar o morador até o condomínio.

O acesso a este hall será liberado com o uso de um cartão magnético que abrirá a catraca de segurança. Na garagem, localizada em dois níveis de sobressolo, haverá o quarto hall do empreendimento também projetado em vidro. Sua função será ligar a passagem da garagem até a entrada do prédio, onde está quinto hall, que é a área exclusiva na entrada de cada apartamento. As áreas de entradas da portaria e do acesso às torres serão entregues decoradas.