Coleta Seletiva

Projeto Recicla Morumbi - um exemplo a ser seguido

O projeto Recicla  Morumbi, tocado pela AFRAS (Associação Franquia Solidária, subordinada à Associação Brasileira de Franchising/ABF) é um exemplo a ser seguido por condomínios de toda a cidade de São Paulo.

Implantado no bairro do Morumbi, consegue coletar 20 toneladas/mês de lixo. O material vai para a cooperativa Coopercaps, de Interlagos, que opera com 82 cooperados. São postos de trabalho com renda que varia entre R$ 800 a R$ 1.100.

Se todos os moradores desses mesmos condomínios separassem seus lixos, o potencial de coleta iria para 100 toneladas/mês gerando muito mais oportunidades aos cooperados.

A exemplo do Recicla Morumbi, se gradativamente outros condomínios de outros bairros de São Paulo aderissem à coleta seletiva, milhares de outros postos de trabalho poderiam ser gerados. Além disso, São Paulo está prestes a um colapso da coleta de lixo. São 14 mil toneladas diárias, só na capital, que em breve não terão para onde ser descartadas. Os aterros São João (zona leste) e o Bandeirantes (zona oeste) estão com capacidade praticamente esgotada. 

A Afras trabalha para que a iniciativa sirva de exemplo e inspiração para outros condomínios, inclusive ministrando palestras para síndicos e moradores. 

Matéria relacionada:
Guia SíndicoNet sobre Coleta Seletiva


Fonte: AFRAS
Associação Franquia Solidária, subordinada à Associação Brasileira de Franchising/ABF