Petrobras aumenta preço do GLP para indústria, comércio e condomínios

A Petrobras aumenta em 6% os preços do GLP, o gás de botijão, mas somente para indústrias, comércio e condomínios que adquirem o produto em cilindros de 45 quilos ou a granel. O GLP de 13 quilos para fins residenciais permanece sem reajustes desde dezembro de 2002. O comunicado do reajuste foi feito pela estatal por meio eletrônico pelo qual as distribuidoras têm acesso somete com senha própria.

Este é o terceiro aumento de preços do GLP para fins industriais, comerciais e condomínio no ano. Em janeiro de 2008 o produto teve um reajuste de 15% e 10% em abril. O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), Sérgio Bandeira de Mello, disse estar preocupado com o forte aumento dos preços do produto que atinge cerca de 25% do mercado total de GLP no país.


- Com o novo reajuste que entrou em vigor dia 01 de julho, o produto acumula uma alta neste ano da ordem de 30%. Ao mesmo tempo em que é difícil para as distribuidoras não repassarem para os revendedores, é difícil também o mercado acetar um novo reajuste no produto - destacou Bandeira de Mello.


Segundo o presidente do Sindigás, no início do ano os preços do GLP a granel representavam algo em torno de 13% dos preços do GLP de botijão de 13 quilos. Agora esse produto já custa em torno de 50% mais caro . O presidente do Sindigás teme também o aumento de irregularidades no setor. Isto porque, segundo Bandeira de Mello, são as distribuidoras que comunicam à Agência Nacional do Petróleo (ANP) o volume de GLP vendido em botijões de 13 quilos, e o volume do produto vendido nos cilindros de 45 quilos ou a granel.