Sabesp e Ecóleo realizam nesta quarta-feira (9/6) o seminário “Mapa da Coleta e Reciclagem do Óleo"

Sete casos de sucesso de coleta e reciclagem do óleo de fritura serão apresentados na sede da Sabesp, entre eles as experiências da empresa Souza Cruz, do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo e da companhia de saneamento


A Sabesp e a Associação Brasileira para Sensibilização, Coleta e Reciclagem dos Resíduos de Óleo de Comestível (Ecóleo) realizam, nesta quarta-feira, dia 9 de junho, o seminário “Mapa da Coleta e Reciclagem do Óleo no Estado de São Paulo”. A Ecóleo é uma organização não-governamental referência no fomento à reciclagem do óleo de fritura. 
O evento será uma grande oportunidade para se conhecer a rede de coleta formada no país e também para a apresentação de casos de sucesso, que geram trabalho e renda a centenas de pessoas e retiram do meio ambiente toneladas do resíduo poluente. Estima-se que um litro de óleo contamine mais de 25 mil litros de água, além de obstruir a rede de esgoto.


Serão apresentados sete casos de sucesso de coleta e reciclagem do óleo de fritura, entre eles as experiências da empresa Souza Cruz, do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo e da Sabesp. O mapeamento dos resíduos de óleo comestível permitiu à Ecóleo criar este inventário sobre a coleta e traçar novas ações regionalizadas.

 
O seminário tem início às 14h, com abertura pelo assessor de meio ambiente da Sabesp, Marcelo Morgado. Ele será seguido pela apresentação da presidente da Ecóleo, Célia Marcondes, que mostrará o mapa da coleta de óleo.

 
Às 15h, será apresentado o Programa de Reciclagem de Óleo de Fritura (PROL), da Sabesp, pela coordenadora de responsabilidade socioambiental da Unidade Centro, Sônia Oliveira. Em seguida, serão exibidas as demonstrações dos melhores casos. O encerramento do evento se dará com a assinatura de termos de parcerias entre os presentes. 
O evento é aberto ao público e não requer inscrição.


Caso da Sabesp  - O PROL é um programa para fomentar a reciclagem de óleo de fritura, em especial nos municípios operados pela Sabesp, e consolidar as várias parcerias da companhia neste sentido.


Em 2007, a Sabesp, por meio da Unidade de Negócios Metropolitana Centro, firmou apoio à iniciativa para coleta de óleo de fritura organizada pela Sociedade de Amigos de Bairro de Cerqueira Cesar, em parceria com a ONG Trevo, especializada na coleta/beneficiamento de óleo de fritura e com tradição neste setor há mais de 20 anos. 

No bairro de Cerqueira César, em São Paulo, no quadrilátero do projeto piloto da Sabesp, quase 100% dos edifícios (1.600 condomínios) aderiram ao programa, desde 2007. Com isso, o número de desobstruções de esgoto já é 26% menor em relação ao restante dos demais bairros operados pela Unidade de Negócio Centro da Sabesp. Ou seja, quanto menos óleo despejado irregularmente na rede de esgoto, menor também é a necessidade de execução dos serviços de manutenção.


O óleo funciona como um aglutinador de resíduos jogados na rede - como pontas de cigarros, fio dental, cotonete, preservativos e absorventes - obstruindo a tubulação. Além de beneficiar a rede de esgoto, destinar o óleo à reciclagem evita a poluição das águas.


No primeiro ano do Prol em Cerqueira César, a adesão foi de 60% dos condomínios, e o resultado uma queda de 10% dos serviços de desobstrução do coletor-tronco de esgoto. Já no segundo ano, a adesão os condomínios subiu para 90% e o número de desobstrução caiu 26%. Os 1.600 condomínios representam 11.500 ligações de água e esgoto. 

Atualmente, a ONG Trevo recolhe 38 toneladas de óleo de fritura mensalmente na região. O óleo é descartado em bombonas plásticas de 50 litros, fornecidas pela própria ONG. O óleo segue na maior parte para usinas de biodiesel o que evita os impactos de mais plantações de oleaginosas.


Experiência replicada - Depois da experiência pioneira em Cerqueira César, a Sabesp ampliou as parcerias para fomentar a reciclagem do óleo em outros bairros da capital e também em outras cidades do Estado. Dentre elas, estão as ações organizadas em conjunto com as prefeituras de Osasco, Registro, Itapetininga, Lins, Jales e Presidente Prudente, em parceria com entidades e prefeituras locais. 
  
Seminário: “Mapa da Coleta e Reciclagem do Óleo no Estado de São Paulo”. 
Local: Sede da Sabesp 
Endereço: Rua Nicolau Gagliardi, 313 - Pinheiros 
Horário: 14h



Fonte: Sabesp