Profissão de síndico exige dedicação

No próximo dia 30 comemora-se o Dia do Síndico. Responsável por estabelecer a ordem em condomínios comerciais e residenciais, esses profissionais exercem o cargo cedendo seu tempo livre para, com muita paciência, estimular o convívio harmônico entre os condôminos e reprimir com ponderação os que infringem as regras. 

Desde os anos 1980 no cargo, não consecutivamente, o corretor de imóveis Gilson Cabrini afirma que um dos principais fatos que faz com que a pessoa se candidate ao cargo é a preocupação com a valorização do imóvel. "Queremos que nossos bens não desvalorizem e por isso é necessário cuidado. Todo dia tenho problemas para resolver. É uma função que exige muita responsabilidade e jogo de cintura", afirma.

Cabrini é síndico de um prédio comercial há 2 anos, em Santo André, e também presidente da Associação dos Condomínios do ABC e diretor do Sinconedi (Sindicato dos Condomínios e Edifícios, Residenciais, Comerciais, Mistos, Horizontais e Verticais do Município de São Paulo e Região). 

"Ser síndica é ter inúmeros papéis e estar sempre presente. É muita responsabilidade mas, são ações que eu faço com muito amor", relata Durvalina Francisca dos Santos, uma das quatro síndicas do conjunto habitacional Rudge Ramos, em São Bernardo. 


Fonte: Repórter Diário