Check-up de Casas e Condomínios: o ideal é uma inspeção periódica

ORG alerta sobre algumas medidas preventivas para proteger o imóvel das intempéries

O Planeta está sofrendo, prova disso são as oscilações de temperatura, as fortes chuvas, tempestades e a instabilidade das estações do ano. Esses aspectos atingem o dia-a-dia das pessoas, de uma forma desconfortável, como transtornos no trânsito e na própria moradia. É fundamental ter atitudes conscientes que não agridam ainda mais a natureza. Fatores que prezam a qualidade de vida incluem ações educacionais e preventivas, "a nossa contribuição se resume em coisas básicas, como não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água, usar mais o transporte público. Podemos começar a exercitar a prevenção na nossa própria casa, preservando o nosso patrimônio", alerta João Carlos Jimenez Horta, diretor da Administradora e Imobiliária ORG.

Atitudes que parecem corriqueiras são transformadoras e diminuem "dores de cabeça", principalmente quando elas evitam gastos inesperados. A ORG orienta que moradores, proprietários ou inquilinos, façam periodicamente uma revisão no sistema de calhas, telhado, para raios, ralos e outros equipamentos, para não serem pegos de surpresa. O ideal é uma inspeção periódica que deve ser feita o ano inteiro, para evitar vazamentos, goteiras, encanamentos entupidos,  falta de manutenção em para-raios e toda a sorte de incômodos, principalmente na época de chuvas em que ocorrem muitos raios e ventanias é que os equipamentos deverão estar em plenas condições de funcionamento.

Mas, se os cuidados necessários para a prevenção não forem seguidos corretamente, o síndico, no caso de condomínios, é o responsável pelos serviços de prevenção e proteção da estrutura predial e também da contratação da empresa de manutenção, terá que decidir qual será a alternativa mais eficiente e não muito dispendiosa para todos. 
 

Por isso, a ORG dá umas dicas:

 

Os Para-raios precisam de inspeção anual para a garantia de funcionamento do equipamento. Calhas, rufos metálicos e antenas de televisão  precisam estar ligados diretamente ao para-raio. O trabalho de prevenção tem de observar também o aterramento do fio, evitando danos a equipamentos eletroeletrônicos.

Já o desentupimento das calhas é garantido com limpeza periódica. As junções com encanamentos precisam estar impermeabilizadas para evitar infiltração e problemas na estrutura do prédio.

A rede de esgoto deve passar por revisão. Resto de alimentos, gordura, pano, plástico, papel, entre outros elementos, podem entupir a rede. Para evitar refluxo de dejetos, moradores devem evitar o lançamento desses artigos em vasos sanitário, ralos e pias. 

Em relação aos telhados, é comum que com chuvas e ventos fortes ocorram invasões ou vazamentos de água nas coberturas, devido a telhas quebradas ou fora de posição. Também é necessário que os equipamentos de escoamento de água, como os ralos estejam desobstruídos, para que suportem grandes volumes, eliminando qualquer risco de inundação nas áreas comuns do térreo ou até mesmo na garagem.

Nos condomínios é importante prestar atenção aos Geradores, a instalação desses equipamentos de geração de energia elétrica evita transtornos de segurança em relação a sistema interno de televisão, bombeamento de água para caixas superiores e funcionamento de elevadores.

Portanto, a manutenção preventiva do telhado, calhas, rufos, geradores, ralos etc. são fundamentais antes do período das chuvas, evitando alagamento das áreas comuns, garagens, infiltrações nas unidades habitacionais de maneira geral. 



Fonte: Rede Bom Dia