Ações de cobrança de condomínios crescem 48% e atingem maior nível em 16 meses em São Paulo

De janeiro a julho de 2010, foram 6.577 ações judiciais relacionadas ao calote da taxa

As ações de cobrança de condomínio atrasado aumentaram 48,19% no Estado de São Paulo em julho na comparação com o mês anterior e chegaram ao maior patamar desde março do ano passado. Os dados foram divulgados pela Aabic (Associação de Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios) nesta quarta-feira (18).

No mês passado, houve 1.227 ações de cobrança no Estado, contra 828 do mês de junho. O número de julho é o mais alto dos últimos 16 meses – em março de 2009, houve 1.283 ações de cobrança de condomínios.

O levantamento, que tem como base os dados do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo), leva em conta os boletos não pagos até 90 dias após a data do vencimento.

Para o diretor de condomínios da Aabic, Omar Anauate, o aumento expressivo das cobranças judiciais em julho deste ano não tem um fundamento específico.

- Uma das hipóteses para essa alta é o aumento do número de condomínios [por causa do boom do mercado imobiliário]. Se aumenta o número de prédios, é natural aumentar o número de cobranças.

Mesmo sem uma explicação para o pico no número de cobranças no mês passado, Anauate reconhece que “estamos conseguindo resolver cada vez menos os casos administrativamente”.

.O diretor da Aabic lembra que as imobiliárias costumam ultrapassar o prazo legal para os pagamentos em atraso para evitar entrar na Justiça. O prazo legal está estipulado no boleto e geralmente varia de 15 a 25 dias porque considera o pagamento em atraso e com multa.

- A praxe das administradoras é entrar com ação judicial só depois de três meses de atraso do pagamento do boleto. Esse prazo serve para o síndico negociar com o condômino. É comum o condomínio oferecer um parcelamento para o condomínio liquidar a dívida. Se fosse seguir a lei e entrar com ação judicial no mês seguinte, teríamos que processar metade do prédio.

Julho 2010 x julho 2009

Na relação entre julho deste ano e o mesmo mês do ano passado, houve um aumento de 27,15%. No sétimo mês de 2010 houve 965 ocorrências.

Janeiro a julho de 2010

Nos sete primeiros meses de 2010, o número de ações de cobrança chegou a 6.577 – valor semelhante ao acumulado no mesmo período do ano passado, quando houve 6.579 ações de cobrança

 



Fonte: R7