Calote de condôminos gera mais ações em SP

Em setembro, 1.415 ações de cobrança foram feitas, segundo sindicato da habitação

O número de ações de cobrança por falta de pagamento da taxa de condomínio cresceu 24% em São Paulo. Em setembro, foram registrados 1.415 casos, contra 1.141 no mês anterior, segundo levantamento do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), realizado nos fóruns da cidade de São Pauo.

Comparado a setembro de 2009, o aumento ficou em 32,9%, com 1.065 casos naquele mês.

O estudo aponta ainda aumento no total acumulado nos primeiros nove meses deste ano. Entre janeiro e setembro de 2010 foram 9.133 ações, contra 8.718 em igual período de 2009, um aumento de 4,78%.

Para o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi, Hubert Gebara, os números alteram o quadro de estabilidade observado desde março de 2010 e confirmam tendência de alta para os próximos meses. 

Gebara acredita que o fim da greve no Judiciário, em agosto, pode ter sido um dos motivos para o aumento, uma vez que estimulou o ingresso de novas ações por falta de pagamento com a supressão da demanda reprimida até então


Fonte: R7