Notícias

Carreira de síndico

Problemas são evitados com profissional preparado

O diretor de Condomínios da regional em Maringá do Sindicato da Habitação (Secovi), Junzi Shimauti, destaca que as despesas altas decorrentes da má administração do síndico são um dos principais problemas dos condomínios residenciais.

"O síndico dificilmente é eleito pela competência, mas pela disponibilidade de tempo e não tem conhecimento de administração", observa.

Para evitar desfalques nas contas do condomínio, diz Shimauti, "é preciso um conselho fiscal atuante, com pessoas que realmente ajudam porque se trata do interesse de todos". "O síndico, ao assumir um condomínio, assume também os aspectos jurídicos e administrativos", resume.

 

Crítica

O síndico dificilmente é eleito pela competência, mas pela disponibilidade
de tempo
Junzi Shimauti


Diretor de Condomínios
da regional do SecoviA má administração se reflete em outros setores. "Quando a taxa de condomínio é cara, acaba-se inviabilizando o aluguel e até a venda do imóvel. Muitos desistem de alugar o imóvel porque o condomínio é muito caro", observa.

O diretor do Secovi aponta outro fator de desvalorização: a falta de manutenção da estrutura. "Isso também desvaloriza o imóvel e depois um conserto se torna bem mais caro", acrescenta.

Ele observa também que há casos em que o síndico administra de forma inadequada e a isso se soma a falta de interesse dos condôminos em participar de reuniões e decisões importantes. "A culpa é dos dois, síndico e condômino, que não fazem nada para melhorar."

 



Fonte: O Diário