Comissões escolhem empresas de manutenção do condomínio

É um bom momento para renegociar preços e trocar de empresa se a atual não tem cumprido o acordado

É comum, no final do ano, vencerem contratos de prestadores de serviço do condomínio. É um bom momento para renegociar preços e trocar de empresa se a atual não tem cumprido o acordado.

Também é hora de reservar um fundo para as reformas do ano que vem, que exigirão a contratação de companhias especializadas.

Escolher fornecedores, tanto de manutenção como no caso de obras, exige cuidados como a pesquisa de idoneidade da empresa.

Em geral a administradora ajuda o síndico na tarefa -dá três opções de prestador de serviço, faz orçamentos e checa referências-, mas ele pode abraçá-la sozinho.

Para não sobrecarregá-lo com esses levantamentos, grandes condomínios têm criado comissões de moradores que se responsabilizam por setores da manutenção.

Os grupos ficam responsáveis por cotações, pesquisas de empresas, checagem de sua idoneidade e pré-seleção de candidatas a se tornarem fornecedoras de serviços.

"É mais comum em edifícios muito grandes, de estrutura complexa", caracteriza Vania Dal Maso, gerente- geral de condomínios da administradora Itambé.

ESPECIALISTAS

"A vantagem é que, em geral, as comissões são formadas por moradores especializados. A comissão de reforma de fachada, por exemplo, é montada com arquitetos; a responsável pela iluminação tem engenheiros elétricos."

"O objetivo é agregar conhecimento técnico e disponibilidade dos moradores para investir nas questões do prédio", explica Isaías de Oliveira Filho, 46, síndico em Perdizes (zona oeste).

No condomínio, foram estabelecidas comissões para estudar as melhores propostas de fornecedores.

A criação desses grupos deve ser aprovada em assembleia. A responsabilidade da decisão final, porém, continua sendo do síndico.


Fonte: Midia News