Assembleia virtual é uma ótima ferramenta para condomínios

Reuniões de condomínio tendem a ser longas, entediantes e muitas vezes não chegam a conclusões. Além disso, as opiniões de todos nem sempre são ouvidas, cabendo a maioria das decisões a apenas um “grupinho”.


A internet trouxe diversas maneiras de facilitar a comunicação e a interação entre pessoas ou grupos de pessoas. Porém, estes recursos não eram usados de forma inteligente nos condomínios.

Pensando nisso, nós, da Superlógica, criamos a Assembleia Virtual, plataforma (alocada nas “nuvens”, na web) na qual discussões, argumentações, propostas e votações podem ser feitas online, substituindo até a assembleia tradicional.


As pessoas ainda têm muitas dúvidas quanto ao modo de usar esta novidade. Por isso vamos esclarecer alguns pontos. A internet ainda não é utilizada por todas as pessoas, portanto é praticamente impossível obrigar a todos os condôminos aderir à plataforma. Porém, não é obrigatório que todos os moradores utilizem-na; ela apenas é uma forma de tornar as decisões mais práticas e rápidas.


A Assembleia Virtual também não é uma videoconferência. Se fosse, todos os usuários precisariam estar conectados ao mesmo tempo. E o grande diferencial da Assembleia Virtual é a praticidade de os condôminos acessarem os fóruns e votações no horário que acharem melhor.


Ao contrário do que muitos pensam, a Assembleia Virtual não é ilegal. Trata-se de um produto desenvolvido com a ajuda de advogados. O voto por procuração é algo válido juridicamente e muito utilizado no exterior. Além disso, os condomínios que já a usam registraram aumento no interesse dos moradores em participar do dia a dia do condomínio.


O sistema permite, por exemplo, discussões equilibradas com começo e fim, sejam em texto ou vídeo, além de votação de temas, convocação, emissão e validação de procuração eletrônica, sala virtual, comunicados, emissão da ata e um sistema de notificações por e-mail. Desta forma, a Assembleia Virtual não deve ser confundida com apenas um chat ou fórum de discussão. É muito mais do que isso.


Enfim, tudo foi pensado para que o condomínio tivesse melhorias na comunicação, tomada de decisões e maior participação dos moradores. Não se limitar à reunião presencial é uma boa iniciativa e quanto mais pessoas participarem, melhorias para o condomínio como um todo serão mais freqüentes.


* Lincoln Cesar do Amaral Filho é diretor da Superlógica e do portal LicitaMais (www.licitamais.com.br) e especialista em condomínios



Fonte: Lincoln Cesar do Amaral Filho