CEILÂNDIA
Baixa renda contemplada

GDF começa, na próxima semana, benfeitorias em condomínios


Gisela Cabral


A Ceilândia, cidade que possui o maior número de habitantes do Distrito Federal, completou 37 anos ontem. O governador José Roberto Arruda participou das comemorações de aniversário e aproveitou para dar uma boa notícia aos moradores dos condomínios de baixa renda do DF. Graças ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado ontem com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o governo dará início a instalação das redes de energia elétrica, abastecimento de água, galerias de águas pluviais e asfalto nessas localidades.

Em Ceilândia, serão beneficiados os condomínios Pôr-do-Sol e Sol Nascente. As melhorias começarão a ser colocadas em prática já na próxima semana. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduma), atualmente existe um total de 191 condomínios de baixa renda no DF. Com a medida, 370 mil pessoas serão beneficiadas. Cerca de 70 mil só na região de Ceilândia.

Conforme o governador, os moradores dessas localidades finalmente darão adeus às ligações de água e energia irregulares, que causam tantos problemas. "As gambiarras dão um prejuízo enorme à Companhia Energética de Brasília (CEB)", disse. O governador falou, também, que a regularização definitiva dos condomínios de baixa renda está mais próxima. Porém, novas construções continuam proibidas nesses locais. "Vamos regularizar somente as que já existentes", completou Arruda.

O gerente de Condomínios do GDF, Paulo Serejo, disse que, no caso dos parcelamentos de Ceilândia, foi feito um estudo ambiental. "Agora, faremos o estudo urbanístico. Não temos prazo definido para essa regularização, mas posso dizer que estamos na reta final", avisou Serejo.

Presente
A população da Ceilândia foi presenteada com um delicioso bolo gigante, doado pelas panificadoras e supermercados da cidade, e uma programação recheada de atrações, que teve início no último dia 22. Pela manhã, também foi realizada uma sessão solene da Câmara Legislativa do DF no auditório do Sesc. Além dos parlamentares, o evento contou com a presença do administrador, Adauri da Silva Gomes, e de moradores da cidade.

Durante a solenidade, Arruda falou sobre a inauguração de quatro estações do metrô, no próximo dia 16. Segundo ele, a população receberá mais essa benfeitoria, cinco dias antes da data prevista. "É um grande presente. A cidade esperava há muito tempo por isso", contou Arruda, lembrando que o presidente Lula irá na inauguração das novas estações do metrô.

Depois da sessão solene, cerca de 300 personalidades foram homenageadas com uma moção de louvor àqueles que contribuíram de alguma maneira para o desenvolvimento de Ceilândia. O diretor-superintendente do Jornal de Brasília, Marcos Lombardi, foi uma das pessoas homenageadas. Ele foi representado pelo editor-executivo do JBr, Marcelo Moura.

De acordo com o administrador, Ceilândia só tem a comemorar. A remoção dos camelôs do centro da cidade, medida que fez com que o local ficasse livre para a população é um dos exemplos do que está sendo feito.



Investimento de R$ 300 milhões

Além da inauguração das estações do Metrô, a administração está festejando os mais de R$ 300 milhões do GDF, que serão investidos em infra-estrutura da cidade. "Mais asfalto, água e energia elétrica para a população", complementou o administrador Adauri Gomes.

A pedagoga Soraya Vitor de Andrade, 40 anos, gostou da festa preparada pela administração. "Moro aqui há 17 anos e, a cada dia que passa, vejo como a cidade está melhorando", destacou. Ela criou os filhos na cidade e tem muito orgulho de morar em Ceilândia. "Somos uma cidade independente. Temos tudo aqui, não precisamos sair para nada", afirmou.

O marceneiro Sebastião Pereira, 65, diz que a inauguração das quatro estações do metrô trará muitas melhorias para os moradores. "Moro aqui há sete anos. Adoro este lugar. É uma honra morar numa cidade que antes era uma favela e hoje está tão desenvolvida", elogiou.

Depois das comemorações no Sesc de Ceilândia, o governador foi até a 8ª Companhia Regional de Incêndio da cidade. Arruda assinou um termo que propõe a criação de um grupo que irá estudar a proposta de ampliação do local. Se aprovado o estudo, a companhia seria transformada em batalhão.

Levantamento
Em 30 dias, os responsáveis pelo levantamento devem apresentar um parecer técnico ao governador. A mudança, segundo o comandante-geral da corporação, coronel Sérgio Aboud, é para proporcionar um melhor atendimento à população da cidade. "Haverá aumento do efetivo e de equipamentos. Além da possibilidade de instalar postos avançados em diferentes pontos da cidade", disse.