Condomínios ganham luz elétrica em Ceilândia

Os 100 mil moradores dos condomínios Sol Nascente e Pôr-do-Sol, em Ceilândia, comemoraram, ontem, o início da instalação da rede elétrica nos dois loteamentos em processo de regularização. Durante a assinatura da ordem de serviço, o governador José Roberto Arruda garantiu à população em breve começar as obras de infra-estrutura, como pavimentação e rede pluvial. Nos próximos dias, a avenida principal do Sol Nascente será cascalhada.

O GDF investirá R$ 4,5 milhões na rede elétrica no Sol Nascente, beneficiando 70 mil moradores, e outros R$ 1,5 milhão no Pôr-do-Sol, levando luz a 30 mil pessoas. De acordo com o presidente da CEB, José Jorge, a única iluminação existente nas casas vinha de gambiarras e por isso a energia sempre caía nos horários de pico. Também por conta das ligações irregulares, a Companhia recebeu multas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por “perda de energia” do sistema.

Sem gambiarras
“É melhor para todos que as pessoas paguem pela energia, mas que a rede seja confiável”, disse Arruda. A previsão é de que a eletricidade chegue às residências em três meses. No Pôr-do-Sol, a rede começa pela chácara 601 e serão instalados 30 transformadores e 300 postes.

Durante anos o GDF esteve impedido de regularizar o sistema de abastecimento elétrico na região por se tratarem de loteamentos irregulares. A obra só foi permitida na semana passada, quando o Ministério Público do DF (MPDF) enviou um ofício à CEB autorizando o serviço. A autorização é fruto do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o com MPDF e o Ibama.