Conservação de áreas de lazer garante a segurança das crianças

Manutenção dos parquinhos em condomínios deve ser frequente

Fins de semana e férias podem se tornar um tormento para as famílias que têm crianças e vivem em apartamentos. Nesta quarta-feira (29), o quadro “Meu condomínio tem solução” fala sobre os cuidados com o parquinho. Para garantir que essa diversão seja segura, é necessário manutenção frequente - pelo menos uma vez por semana - e respeitar as regras de uso.

Em um condomínio na Vila Mascote, na Zona Sul da capital, as 405 famílias têm dois parquinhos com escorregador, balanços, gira-gira, parede de escalada e trepa-trepa. A área comum tem também duas piscinas para adultos, duas infantis, trilha para andar de bicicleta e salão de jogos.
Para usufruir da diversão, os moradores devem seguir algumas regras rigorosas. A brincadeira é das 8h até no máximo 22h. Quem brinca sozinho é vigiado pelo guarda. Todas as regras são para garantir a segurança dos moradores. A cada seis meses é feita a manutenção dos brinquedos e nas férias isso ocorre em intervalos menores.

Além disso existem algumas normas que devem ser obedecidas. A distância entre um brinquedo e outro, por exemplo, deve ser de um metro e meio. Escorregador de madeira não pode ter lascas e quando é de metal nada de ferrugem - pode provocar tétano. Os brinquedos devem ser arredondados, sem quina. No balanço os parafusos à vista são sinal de perigo.


Fonte: G1 - SPTV