Condomínio precisa autorizar alterações em imóveis

Em Cotia, moradores mudaram o padrão do prédio por conta própria.
Assembleia de condôminos e prefeitura precisam aprovar mudanças.

O condomínio de casas e pequenos prédios - com quatro andares e sem elevadores - fica em Cotia, na Grande São Paulo, e possui 1.500 unidades. As moradias eram padronizadas e agora as fachadas estão diferentes. Sem a aprovação de uma assembleia, muitas famílias alteraram o padrão das casas por conta própria, fazendo o famoso "puxadinho". Qualquer alteração na planta original de um imóvel só pode ser feita com autorização da prefeitura e da assembleia de condôminos.

as 382 casas do condomínio, 58 já foram notificadas pela administração por causa dessas alterações na planta original. Mesmo assim os "puxadinhos" continuam sendo feitos.

Na planta padrão do condomínio, as casas têm dois ou três quartos, sala, cozinha, banheiro e quintal. Contudo, os moradores já fizeram, por conta própria, coberturas no quintal para proteger máquina de lavar e botijões, muros, grades na janela do lado de fora, chaminé.

Muitos moradores dizem que não sabiam das proibições. Para aumentar a área construída, por menor que ela seja, é necessário o sinal verde da Prefeitura. Depois a alteração é discutida em assembleia no condomínio. Somente com aprovação da maioria dos moradores a obra pode ser feita.

Decisão
Na terça-feira (26), moradores, síndico e representantes da Prefeitura de Cotia fizeram uma reunião, onde ficou decidido que um engenheiro irá ao condomínio analisar as obras. Depois, vão ser apresentados projetos para quem quiser construir no quintal. Quem já tiver o puxadinho, vai ter que fazer reforma e as casas terão que ficar no mesmo padrão.


Fonte: G1