Administração faz inadimplência de condomínio despencar

Investindo em melhorias, prédio de Guarulhos diminuiu inadimplência.
Especialista em condomínios tira dúvidas dos telespectadores do SPTV.

Uma boa administração de condomínio pode trazer diversas melhorias para os moradores e foi isso que aconteceu em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Há quase dois anos à frente do prédio, Marcos Antonio Gonzaga Lins, o síndico, e Claudinei Bortolo Generozo, o subsíndico, fizeram uma série de melhorias no condomínio onde moram. O prédio é financiado pela Caixa Econômica Federal e tem 19 apartamentos.

A inadimplência do condomínio chegava a 80%, há dois anos. Hoje, esse índice caiu para 1%. O segredo, de acordo com o subsíndico, é a confiança. “A gente chamou todos os moradores numa reunião e foram apresentadas as contas. Foi feito o rateio e as contas foram pagas. O dinheiro que eles aplicam no condomínio é investido em melhorias e eles tão vendo isso.”

Além de diminuir o número de inadimplentes, os administradores também montaram uma biblioteca comunitária em parte do salão de festas e incluíram as crianças nas reuniões. Aos 12 anos, a síndica-mirim Rafaela Liberino mostra responsabilidade de gente grande. Junto com os coordenadores mirins da biblioteca, da área de esporte e do jornal do condomínio “Mundo Teen”, ela tenta organizar as brincadeiras das 16 crianças do prédio. O jornal tem como objetivo contar o que acontece no condomínio, dá dicas de beleza e videogame.

Eventos
O acervo da biblioteca conta com cerca de mil livros. Todos eles foram doações de moradores. O espaço será inaugurado em dezembro e foi ideia do subsíndico, que é bibliotecário e trabalha no Memorial do Imigrante, no Brás.

No fim do mês, os administradores também estão preparando uma festa do Dia das Bruxas. A intenção é integrar os moradores. Todas as atividades são feitas com doações e a participação de quem vive ou trabalha no prédio.


Fonte: G1 - SP