Condomínios do Jardim Botânico ainda precisam ser regularizados

A cidade virou região administrativa há cinco anos, mas os primeiros condomínios surgiram há 20. Treze já foram regularizados e sete estão prestes. Os outros dependem do resultado de uma perícia.

DF/TV 28/09/2009

O Jardim Botânico tem 23 condomínios. Outros 25 ficam em regiões vizinhas, mas podem passar a fazer parte da cidade se um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente for aprovado.

Ao todo, 13 condomínios já foram regularizados. Os que estavam em terras públicas, os moradores tiveram que pagar pelo terreno. Dentro de um mês, mais sete devem ser legalizados e cinco esperam o resultado de uma perícia.

“Existe uma perícia que ainda precisa ser homologada para estabelecer se a área é pública ou particular. Pra nós é particular, mas depende da finalização de um dos laudos”, diz o presidente da Associação dos Síndicos do Jardim Botânico, Ednilson Paula.

O governo espera que o Jardim Botânico esteja todo legalizado até o final de 2010. Alguns condomínios ainda precisam entregar o projeto urbanístico necessário para o início do processo de regularização.

“Assim que os moradores trouxerem os projetos, vamos aprovando e regularizando”, garante o gerente de Condomínios da Seduma, Paulo Serejo.

O Jardim Botânico ainda não tem escolas, delegacia, nem hospital. Mas, de acordo com Paulo Serejo, existem os espaços destinados a esses serviços públicos na região. E eles vão ser erguidos assim que a cidade for regularizada.

Lívia Veiga / Lúcia Alves / Luiz Ródnei