ITAPOÃ GDF retira 600 invasores

Ariadne Sakkis

 

Uma megaoperação envolvendo 600 funcionários de pelo menos oito órgãos do Governo do Distrito Federal voltou ao Itapoã para retirar mais estacas e arames de demarcação dos lotes ocupados por invasores. Entre sábado, início da invasão, e ontem, o número de terrenos cercados aumentou 15 vezes. Na segunda-feira, na primeira ação de retirada, foram derrubados 40 aramados e demarcações. Ontem, segundo a previsão do secretário adjunto da Secretaria de Ordem Pública, coronel Djalma Lins, o número subiu para 600. “Só vamos sair daqui quando todas as tendas forem derrubadas”, garantiu.

A força-tarefa, comandada pela Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), chegou ao local por volta das 10h. Policias militares acompanhavam a ação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e de funcionários da Terracap. A entrada da invasão foi controlada por carros do Detran. Fiscais da Sudesa e da Agência de Fiscalização (Agefis) coordenavam as ações. Carros do Corpo de Bombeiros, agentes da CEB, da Caesb e da Coordenadoria das Cidades também estavam no local.

No geral, a operação transcorreu de forma pacífica. “Nós não vamos arranjar briga. O que vai acontecer é que, assim que os policiais saírem, nós vamos voltar”, garantiu Carlos Antônio, um dos invasores. Apesar da tranquilidade, até as 18h de ontem, 26 pessoas tinham sido presas por desobediência, invasão de área pública e crime ambiental.

O chefe da força-tarefa, major Gouveia, assegurou que os barracos serão retirados quantas vezes forem necessárias. A área deve ser cercada a partir de hoje.

 

Fonte: DFTV