Mais perto da casa própria As facilidades do crédito imobiliário têm atraído famílias de classe média baixa que querem se livrar do aluguel. Construtoras investem em cidades da periferia.

Depois de Águas Claras, as construtoras estão de olho em Samambaia. Muitos prédios estão em construção na cidade. O metro quadrado, por R$ 2,2 mil, atrai quem quer sair do aluguel. Hélio e Silmara, por exemplo, visitaram um canteiro de obras e se encantaram com as condições de pagamento.

“O sonho de todo brasileiro é possuir uma casa própria. Acho que a minha hora é agora”, comenta o operador de máquinas Helio Corrêa. “Meu maior sonho é ter minha casa. Dá vontade de fechar na hora, de nem pensar”, confessa a auxiliar de lavanderia Silmara Corrêa.

Para convencer os compradores as construtoras investem alto em estandes luxuosos, que antes eram vistos apenas no Sudoeste e no Plano Piloto. “A chamada classe C sempre foi boa pagadora. Ela sempre pagou muito bem, sempre honrou o seu nome e os seus compromissos. Por essa razão, o índice de inadimplência é muito baixo. É quase inexistente”, revela o presidente do Sincovi, Miguel Setembrino.

Os apartamentos de pouco mais de 50 metros quadrados são decorados para seduzir quem ainda está em dúvida. “A gente não está falando de um buraco que está sendo feito. As obras já estão em execução e a pessoa tem tudo aqui pronto, pra ver como vai ficar. Assim, é muito mais fácil convencer. É muito mais fácil vender”, ressalta a corretora Maria de Lourdes Oliveira.

De qualquer forma, o economista Nilton Marques recomenda cautela. As famílias não devem comprometer mais de 20% da renda mensal com as parcelas do imóvel. E alerta: condomínios que mais parecem clubes costumam cobrar taxas altas.

“Às vezes, a construtora oferece uma área de lazer e as pessoas não consideram que vão ter despesas. Aquilo ali não vai ficar de graça. Como é que vai ser a manutenção? Por isso é que não pode ser uma decisão imediata. Tem que levar pra casa, estudar, conversar com outras pessoas e fazer questionamentos aos poucos”, aconselha Nilton.

Dicas do Procon

A presidente do Procon-DF, Ildecer Amorim, participou do Bom Dia DF hoje de manhã e deu dicas valiosas pra quem está pensando em fechar contrato para adquirir a casa própria. A entrevista completa você confere assistindo ao vídeo. Acompanhe!