Defesa Civil interdita prédio em São José, e 50 moradores deixam os apartamento

Medida foi tomada preventivamente devido ao risco de chuva


Cerca de 50 moradores tiveram que deixar seus apartamentos na noite desta segunda-feira em São José, na Grande Florianópolis. O prédio onde essas pessoas residem foi interditado pela Defesa Civil.

O bloco 3 do edifício Praia Comprida, no bairro de mesmo nome, está a menos de dois metros de distância de uma perfuração no chão, feita para a construção da fundação de outro prédio, de oito andares.

O buraco não comprometeu a estrutura do bloco, mas devido ao alerta de chuva e ciclone, a interdição foi adotada como prevenção, ressalta o diretor da Defesa Civil na cidade, José Delmir da Silva.

Os moradores que não puderam ir para a casa de parentes foram para hotéis. O pernoite será paga pela empresa responsável pela construção do residencial ao lado, a Koerich e Silva Empreendimentos Imobiliários.

Retirada de muro

O condomínio Praia Comprida tem seis blocos. Bem atrás do terceiro começou a construção do novo prédio. Para fazer a fundação a construtora escavou o terreno em pelo menos sete metros de profundidade.

Segundo o síndico do Praia Comprida, André Frutuoso, há 15 dias a construtora pediu autorização dos moradores para demolir um muro de contenção, localizado entre as duas áreas. No local seria construído um outro muro, pois o anterior estaria condenado.

Os moradores concordaram mas, com a demolição, o buraco se aproximou ainda mais do prédio, o que ocasionou a interdição após uma vistoria de Defesa Civil nesta segunda-feira. Há uma remota possibilidade de deslizamento, por isso a retirada preventiva dos 50 moradores.

O engenheiro responsável pela obra, Carlos Roberto Souza, diz que a retirada do muro estava prevista e não há risco para o condomínio Praia Comprida. Uma análise mais detalhada será feita na manhã desta terça-feira por técnicos da Defesa Civil.



Fonte: Diário Catarinense