Advogado responderá por invasão de terra



Um advogado de 62 anos foi preso em flagrante, ontem, no Guará enquanto cercava uma área pública anexa ao Parque Ecológico Ezequias Heringer. Segundo a Subsecretaria de Defesa do Solo e da Água (Sudesa), Isaias Lobão Pereira estava usando postes e alambrados da própria unidade de conservação para isolar uma área que alega ser sua, sem, no entanto, apresentar nenhum documento. É a quinta vez que o homem é flagrado cometendo crimes na área do parque. Ele foi levado para a 4ª Delegacia de Polícia (Guará) e autuado por dano ao patrimônio público. O advogado vai responder ainda pela invasão de área pública e por crime ambiental, pois, ainda de acordo com os investigadores, degradou o parque passando um trator em um alagado que é Área de Proteção Permanente. 

Isaias tenta grilar terrenos no parque desde 2005, de acordo com Sudesa. “Ele diz que a área pertence a ele, mas não prova nada. Mesmo porque a área é pública e ele tenta invadir”, afirma o tenente Nelson Ramos, da Polícia Militar. “Ano passado mesmo ele cercou uma área de um riacho e colocou gado dentro, degradando outra APP”, informa a engenheira florestal Ester Martins, gerente técnica da Sudesa. 

Esta semana, o acusado teria arrancado mais de 200 metros da cerca do parque, que é fixada com concreto, e mudado o cercamento mais para cima. Segundo a Sudesa, uma estrada feita com trator mostra que ele pretendia entrar na área de proteção, invadindo inclusive uma área alagada. “É um flagrante crime ambiental, que já está sendo investigado pela Delegacia do Meio Ambiente (Dema)”, relata Ester Martins. 

A cerca passa perto de um batalhão da PM e à margem de um galpão comunitário usado por chacareiros que ocupam uma área do parque já há mais de 10 anos. “Essa questão está na Justiça. São mais ou menos 90 pessoas que nós monitoramos sempre. E o Isaias nunca esteve em nenhuma das listas”, destaca a gerente técnica.