Hora de economizar no consumo da água

Instalação de hidrômetros individuais, prevista em lei para ser executada até 2010, mostrará aos moradores o que cada um gasta, gerando economia

Da Redação

Com a Lei nº 3.557 de 2005, os condomínios do DF ficaram obrigados a instalar hidrômetros individuais em todos os imóveis. Apesar dos gastos com a obra, o morador poderá saber o quanto gasta efetivamente com o consumo de água. Com isso, haverá economia no condomínio e a taxa condominial poderá cair. A lei é regulamentada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) fica com a parte operacional.

A estatal é responsável pela autorização inicial da obra, em que analisa o projeto de execução e memorial descritivo encaminhado pelo condomínio. Mas, como explica o diretor da Naza Contabilidade e Assessoria Condominial, Cleiton Xavier, alguns prédios não terão a possibilidade de instalar o novo sistema devido à própria engenharia do imóvel. Os condomínios terão de apresentar um laudo técnico à Adasa.

O valor da obra depende do volume e do grau de dificuldade do serviço e gira em torno de R$ 800 a R$ 1.400, no Guará, Cruzeiro e Sudoeste. Segundo Gilson Lopes, engenheiro da Oliveira e Lima, toda a estrutura do prédio é analisada e cada prédio tem um projeto diferente.

“Observamos a quantidade de descidas e de colunas para passagem de água, quantidade de apartamentos, de banheiros e se a louça sanitária já tem caixa acoplada ou não”. Manter o sistema de pressão da descarga ou saída de água quente e fria também aumenta o custo da obra.

Entre as vantagens da individualização dos hidrômetros estão a economia de água para o condomínio, redução da conta para quem usa pouca água, facilidade para descobrir vazamentos e uma possível diminuição na taxa condominial. Com isso, os moradores passarão a se importar mais com o consumo individual e com os vazamentos que tende a aumentar.