83% da população recenseada

O primeiro resultado total da população recenseada será conhecido no dia 27 de novembro

O Censo 2010 na Bahia chega ao seu terceiro e último mês de coleta com 83% da estimativa de pessoas e 80% da estimativa de domicílios já recenseados. Até a manhã desta segunda-feira (04), os recenseadores trabalhando no estado já recensearam mais de 12 milhões de pessoas em 3,5 milhões de domicílios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A fase de coleta já terminou em 45 dos 417 municípios do estado, incluindo Caetité, no Oeste, e Remanso, no Norte do estado. A previsão é que a coleta termine em todo o estado até o final do mês de outubro.

Entre os 20 maiores municípios baianos, Jequié, Paulo Afonso, Eunápolis e Teixeira de Freitas já recensearam mais do que 90% da população estimada. Todos os municípios do estado já recensearam mais da metade da população estimada. Entre os maiores municípios, somente Juazeiro e Santo Antônio de Jesus recensearam até o momento menos do que 70% da população.

Situação da coleta na capital do estado
Em Salvador, 71% da população estimada já foi recenseada. As regiões da capital com a coleta mais adiantada são Subúrbio (86%) e São Caetano I (83%). É justamente nas áreas mais nobres da cidade, como Vitória e parte de Amaralina, que a coleta está mais lenta. O acesso a prédios e condomínios fechados continua sendo uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos recenseadores em Salvador.

No Censo 2010 foi introduzida a possibilidade de responder o questionário do Censo via internet. Essa modalidade de coleta facilita o preenchimento dos questionários nos condomínios fechados da capital e do interior. O IBGE solicita o apoio dos síndicos e administradores para que os recenseadores tenham acesso às unidades do condomínio.

Publicação dos dados
O IBGE vai divulgar em seu site (www.ibge.gov.br), com atualização diária, o número de habitantes e domicílios já recenseados por município em todo o Brasil.

Número definitivo da população será conhecido 27 de novembro
O primeiro resultado total da população recenseada será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo 2010.



Fonte: Correio