Previsão é que derrubadas em Arniqueiras continuem até o fim desta semana

As derrubadas em Arniqueiras continuam nesta quarta-feira (21/01) e devem prosseguir até que todas as residências em construção, abandonadas ou cujas intimações tenham sido expedidas pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) sejam postas abaixo. A informação é da Subsecretaria de Defesa do Solo e Água do DF (Sudesa) que efetua a operação em parceria com a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), a Polícia Militar e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Iniciada nesta terça-feira (20/01) – quando cinco edificações e dois muros foram demolidos –, as derrubadas voltaram a ocorrer na manhã desta quarta-feira (21/01), a partir das 9h. Até 17h, 15 construções haviam sido demolidas. Segundo o comandante da operação, capitão Eduardo Conde, não há como precisar o número de casas que serão alvo da equipe. “Sabemos apenas que faremos cumprir as determinações”. Conde destaca que agentes da Sudesa fiscalizam a região. “Pedimos à população do local que não construa, porque vai jogar dinheiro fora”, avisa.

O comandante da operação declara que houve princípios de confusão com a população local, mas não chegou a haver confronto. “Os moradores dizem que não foram avisados, nem notificados. Mas essa decisão judicial não aconteceu em segredo”.

Entenda o caso
Arniqueiras era uma área rural, transformada em área urbana de expansão pelo novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). No entanto, a região ainda não pode ser habitada, pois o espaço não está regularizado e não oferece a estrutura básica, como esgoto e pavimentação para receber moradores.

A operação desta semana cumpre a determinação do juiz da 20ª Vara Federal, Alexandre Vidigal, que proíbe, desde dezembro do ano passado, novas ocupações no local, além de pedir a desocupação e demolição de casas em construção.