Setor Grande Colorado será regularizado por meio de acordo

Os 50 mil moradores dos condomínios do Setor Grande Colorado vão assinar um convênio com os donos das terras para regularizar a pose dos terrenos. O acordo será firmado entre a comunidade, os herdeiros dos proprietários e o GDF para que seja feita a desapropriação judicial da área. A minuta do documento já está pronta e o acordo deve ser assinado ainda este mês.

Ao final do processo, os moradores dos 56 parcelamentos da antiga Fazenda Paranoazinho poderão receber a escritura dos lotes. Hoje à noite, a comunidade vai se reunir em Sobradinho para discutir a proposta e levar sugestões para apressar a regularização.

Técnicos do governo darão explicações sobre a elaboração do projeto urbanístico da área. A principal preocupação dos moradores é com o preço que será cobrado para legalizar os imóveis.

A atribuição do governo no convênio será realizar a análise dos projetos urbanísticos dos condomínios da região. A antiga Fazenda Paranoazinho engloba parcelamentos do Grande Colorado e parte dos setores Contagem e Boa Vista. As construções foram feitas em terras particulares, que hoje pertencem ao espólio de José Cândido de Souza.

Como a ocupação começou sem a aprovação prévia dos projetos urbanísticos e ambientais e sem o devido pagamento aos proprietários, os terrenos permaneceram na irregularidade nas duas últimas décadas.

Os moradores estão mobilizados para chegar a um acordo. Os herdeiros também estão otimistas com a possibilidade de venda. A idéia é fazer uma desapropriação judicial amigável, com pagamento de indenização ao espólio. Assim, seria possível fazer o registro em cartório dos lotes individualizados, para que cada morador receba a escritura de seu terreno.