Edifício Presidente: Condomínio instala caçamba para material reciclável

O Condomínio Edifício Presidente, no Centro da capital paranaense, instala caçamba para separação e depósito de materiais recicláveis. Durante mais de 50 anos, por falta de estrutura, todo o lixo produzido pelos moradores era depositado em caçamba única e coletado pelo caminhão do lixo orgânico.

O Condomínio Edifício Presidente, no Centro da capital paranaense, instala caçamba para depósito de materiais recicláveis neste sábado 18/04/2010. Depois de mais de 50 anos, o lixo agora é separado e depositado em caçambas diferentes até que o caminhão passe para fazer a coleta. Parece óbvio, mas para um edifício projetado e construído em 1955, não havia estrutura no local para se fazer a separação e depósito, segundo o síndico.

A nova caçamba custou cerca de R$460, tem capacidade para 900 litros e amplia para 2,9 mil litros a capacidade de deposição de lixo do condomínio. Foi adquirida junto à empresa Luz Curitibana Comércio de Lixeiras(Rua Rio Grande do Norte, 311, Colombo-PR, CEP 83404-204, Colombo-PR, Tel (41) 3621-7868 e (41) 3621-7868. Além de acomodar todo o lixo produzido pelos moradores, a nova caçamba também servirá para receber o material reciclável enquanto o caminhão da coleta seletiva não passa. A obra faz parte de um conjunto de ações que o síndico Claudio Marcio Araujo da Gama gerencia desde julho/2008 no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida dos moradores e a valorização do patrimônio dos proprietários. Em 2008 mesmo, a capacidade de deposição de lixo já fora ampliada de 1,8 mil para 2 mil litros com a aquisição de duas lixeiras internas com rodas de 100 litros cada visando a facilitar a acomodação do lixo em local coberto e mais próximo dos elevadores para que as pessoas com necessidades especiais temporárias ou definitivas não precisassem descer escadas ou tomar chuva para depositar o lixo. Outra melhoria é que o lixo pode ser depositado nas 24 horas do dia e não só após as 18 horas como era antes.

Outras melhorias estão encomendadas como a subsitituição dos paineis dos elevadores e a melhoria do sigilo das correspondências na nova caixa postal individual e com chaves. Entretanto, a entrega e instalação estão previstas para ocorrer nos próximos trinta dias. Outro benefício previsto é a instalação das tubulações e medidores individuais de Gás Natural Residencial- GNR(uma fonte de energia mais barata, mais segura e menos poluente que o Gás Liquefeito de Petróleo- gás de botijão). O ramal do gasoduto está previsto para passar em frente ao edifício entre meados e final de 2011 mas o condomínio já mantém contato com a distribuidora estatal para antecipar a instalação para quando o produto estiver disponível na rua, os moradores não tenham de esperar.

Entretanto, uma Assembleia Geral Extra-ordinária deverá ser convocada para deliberar sobre esta obra em específico. O orçamento inicial giraria em torno de R$40 por apartamento durante 48 meses, obra financiada exclusivamene pela Companhia Paranaense de Gás- Compagás, detentora do monopólio de distribuição do produto.

Outras informações podem ser obtidas no condomínio que está no endereço Rua Desembargador Westphalen, 265, Centro, Curitiba-PR, tel (41) 3233-22783223-4108.



Fonte: Administradores.com