GDF usa imóveis históricos na Vila Planalto como depósito

Casas que datam da época da construção de Brasília estão abandonadas e viraram depósito de materiais na Vila Planalto. Os imóveis são usados pela Administração Regional de Brasília e por organizações não governamentais que receberam autorização do GDF.

De acordo com o gerente de obras da administração, Luiz Gonzaga de Assis, não há irregularidade em usar as casas como depósito. “Isso aqui se trata de uma área de propriedade da Terracap. Nós utilizamos aqui como outros segmentos do governo utilizam”, afirmou em entrevista ao Bom Dia DF.

Assis disse também que não há previsão de restaurar as casas, que estão com fiação exposta e com madeiras apodrecidas. “Nós vamos mostrar essas casas tombadas para os turistas que visitarem Brasília? Eu acho isso uma vergonha”, disse o líder comunitário Nilson Alves Lima.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no DF, Alfredo Gastal, afirmou em entrevista ao Bom Dia DF que o abandono da Vila Planalto indica a falta de cuidado com o patrimônio histórico da cidade.

“Tem meia dúzia de moradores que se preocupam com a preservação, tem os chacareiros lá que se preocupam com a preservação, mas o tratamento geral oficial é de que, quanto mais rápido acabar, melhor”, disse.