Condomínios devem ficar atentos às regras de segurança para parquinhos

No mês das férias escolares, o parquinho do prédio é uma das únicas opções de lazer e diversão para crianças que moram em condomínio. Por isso, pais e síndicos precisam ficar atentos com a manutenção dos brinquedos. O quadro “Meu condomínio tem solução”, do SPTV, mostrou nesta terça-feira (6) como um prédio no Parque São Lucas, Zona Leste de São Paulo, faz para manter e organizar o playground, além de monitorar quase 300 crianças.

Para as férias, o condomínio comprou brinquedos novos para o parquinho e as peças que estavam danificadas foram substituídas. Nessa época do ano, o espaço recebe uma atenção especial e é inspecionado todos os dias.

Também existe horário para as brincadeiras. As crianças podem ficar no parquinho até as 22h. Há também um espaço para bebês e crianças de até 10 anos. Para garantir a segurança, um profissional fiscaliza o espaço todos os dias.

O engenheiro especialista em manutenção de condomínio e diretor do Sindicato de Habitação (Secovi) de São Paulo, Ricardo Gonçalves, lembra que as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) devem ser respeitadas. A manutenção também deve ser constante. Os brinquedos precisam estar conservados e o piso protegido e adequado.

Entre os cuidados, a Secovi lembra que é preciso fazer a limpeza constante do parquinho; brinquedos de movimento, como gangorras e balanços, precisam ficar distantes um dos outros o suficiente para evitar acidentes; o piso deve ser apropriado para amortecer o impacto de tombos; a quadra deve ter uma boa iluminação e é preciso instalar alambrados e telas de proteção.