Estacionamento de prédio em Águas Claras é interditado após infiltrações

Com muitas rachaduras e infiltrações nas paredes, 70 vagas de estacionamento no subsolo de um prédio de 15 andares na quadra 203 de Águas Claras foram interditadas nesta segunda-feira (31/10). Neste domingo (30/10), por volta do meio-dia, água e lama jorravam das paredes de contenção da garagem e também brotavam do chão, segundo os moradores.

O Corpo de Bombeiros foi chamado no momento da chuva. Ao chegarem ao local, os bombeiros acionaram imediatamente a Defesa Civil. Após análise, o órgão identificou infiltrações excessivas pelas paredes do subsolo da garagem. No último piso foi verificado também, por entre as juntas de dilatação, grande quantidade de água minando. A Defesa Civil deu dez dias para que um laudo técnico seja emitido pela construtora do local atestando as condições do prédio.

Segundo a síndica do condomínio, Giselle Rocha, a Defesa Civil deu as primeiras orientações aos próprios moradores. “Nos orientaram a observar as rachaduras. Caso elas aumentem ou surjam outras em curto espaço de tempo, devemos evacuar todo o prédio”. O temor é de que, como a água brota do solo, possivelmente o concreto no loca esteja oco por baixo e não suporte o peso dos carros. A síndica reclamou também que desde 2004 os moradores sofrem com esse problema. Segundo ela, a obra do prédio ainda está na garantia e que já haviam entrado em contato com a construtora para pedir uma solução, mas não obteve retorno.