Cota única ou primeira parcela do IPTU devem ser pagas a partir do dia 7

Os carnês do Imposto Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Limpeza Pública (TLP) devem ser entregues em todas as residências e estabelecimentos comerciais do Distrito Federal segunda-feira e a partir de 7 de maio começam os primeiros pagamentos da cota única ou da primeira parcela. Os valores dos boletos estão reajustados em 7,39%, percentual definido em lei distrital referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O desconto para quem optar pelo pagamento à vista é de 5%, o menor entre as grandes cidades brasileiras. Em Fortaleza e Porto Alegre os descontos chegam a 10%. Em Belo Horizonte e Rio de Janeiro a opção pela cota única garante um abatimento de 7% e em São Paulo de 6% ou 10 vezes fixas. O contribuinte que não puder pagar o valor à vista tem a opção de parcelar em seis vezes. Para os dois impostos, as parcelas serão iguais e cada uma não poderá ser inferior a R$ 20. Mas,para quem tem dinheiro investido, o educador financeiro Álvaro Modernell recomenda o pagamento à vista.“Com a queda da taxa de juros, nenhum investimento vai render 5% em seis meses ”, diz o especialista.

Para compensar o menor desconto entre as capitais, a alíquota do DF se destaca como uma das menores entre as capitais brasileiras: 1% sobre valor dos imóveis comerciais, 0,3% dos residências e 3% dos terrenos. Em Porto Alegre, por exemplo, o índice residencial é de 0,85%.