Projeto de lei do PPCUB prevê aumento de gabarito dos hotéis de pequeno porte

Os proprietários de hotéis de pequeno porte dos setores Hoteleiros Sul e Norte receberam do secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, na última quinta-feira (23), a notícia de que a minuta do projeto de lei do Plano de Planejamento do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) prevê aumento de gabarito dos hotéis, que poderão passar de três para 10 pavimentos. Os hotéis de pequeno porte estão localizados nas quadras 2 e 3 do Setor Hoteleiro Norte (SHN) e da quadra 3 do Setor Hoteleiro Sul (SHS), totalizando 16 lotes. 
 
O PPCUB tem o objetivo de regular e qualificar áreas de comércio e serviços; áreas verdes, parques urbanos e habitação diversificada em todo o conjunto urbano tombado - Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro e Sudoeste/Áreas Octogonais. A expectativa da Sedhab é enviar o projeto à Câmara Legislativa do Distrito Federal na primeira quinzena de setembro.
 
Segundo Magela, foi incluído no debate do PPCUB a possibilidade da alteração do tamanho dos hotéis para que todos tenham a mesma altura, ou seja, 10 pavimentos. “A proposta prevê ainda a construção de estacionamentos subterrâneos, de forma que as ruas fiquem liberadas para passagem de ônibus”, diz. O secretário colocou a equipe técnica da Sedhab à disposição para dialogar sobre as normas e orientar na elaboração dos projetos, do termo de referência e qual a linha que deve ser seguida. 
 
De acordo com o arquiteto Frederico Flósculo, a obra certamente será prejudicial. “O governo tem que parar de investir em expansões. Esse projeto vai aumentar o congestionamento em uma área já congestionada”, diz. O arquiteto afirma que a previsão de construções de estacionamentos subterrâneos é falsa, pois este tipo de obra tem um custo alto e não será executado por todos os hotéis. “O metrô não passa pela W3, que seria a melhor via para ele transitar, pois construções subterrâneas nesses locais da cidade são praticamente inviáveis”, explica. 
 
Flósculo destaca que, por conta das expansões, o número de trabalhadores vai aumentar. “Se caso algum hotel construir estacionamentos, com certeza eles serão somente para os hóspedes”, acrescenta. Segundo o arquiteto, o governo está usando o PPCUB de forma equivocada. “Brasília está precisando ser preservada e não ampliada”, conclui.
 
A assessora especial do gabinete da Sedhab, Rejane Jung, defende que o congestionamento não será um problema na expansão dos hotéis. “O projeto, independente do custo, já conta com o aumento dos estacionamentos de acordo com a demanda de cada hotel, tanto para hospedes quanto para as pessoas que prestarão serviço pro local. Além disso, alguns estacionamentos ainda terão vagas disponíveis para turistas que não estiverem hospedados”, conta. 
 
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no DF, Alfredo Gastal, disse que não vai se pronunciar sobre este tema no momento, pois essa proposta está sendo objeto de avaliação no órgão.