INCC-M recua em setembro

O Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M) registrou taxa de variação de 0,14% em setembro, resultado abaixo do mês anterior, de 0,16%. No entanto, o índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou aceleração com variação de 0,27%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,25%. A aceleração decorreu do maior aumento do índice correspondente a Materiais e Equipamentos, que registrou variação de 0,23% contra taxa de 0,18% em agosto. No índice referente à Mão de Obra, registrou-se variação de 0,01%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,06%.

Materiais, Equipamentos e Serviços

No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, o índice correspondente a Materiais e Equipamentos registrou variação de 0,23%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,18%. Dois dos quatro subgrupos componentes apresentaram acréscimo em suas taxas de variação: materiais para estrutura (0,11% para 0,21%) e materiais para acabamento (0,21% para 0,55%).

A parcela relativa a Serviços passou de uma taxa de 0,50% em agosto para 0,42% em setembro. Neste grupo, vale destacar a desaceleração do subgrupo serviços técnicos, cuja taxa passou de 1,30% para 0,71%. Mesmo assim, o subgrupo se manteve como principal influência positiva para o resultado do INCC-M.

Mão de obra

O grupo Mão de Obra registrou variação de 0,01% em setembro. No mês passado, a taxa havia sido de 0,06%. A desaceleração refletiu taxas menores, no mês de setembro, em Porto Alegre e São Paulo. Este efeito superou a elevação observada em Recife.

Capitais

Quatro capitais tiveram desaceleração: Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Em sentido oposto, Salvador, Belo Horizonte e Recife tiveram aceleração. Vale notar que Belo Horizonte e Recife registraram as maiores taxas mensais