Índice que reajusta aluguel apresenta alta em segunda prévia do mês

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que serve de base para o reajuste da maioria dos contratos de aluguel, registrou, no segundo decêndio de dezembro, variação de 0,69%. No mês anterior, para o mesmo período de coleta, a variação foi de -0,16%. O segundo decêndio do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (19/12), pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), usado no cálculo do IGP-M, apresentou variação de 0,75%, no segundo decêndio de dezembro. No mesmo período do mês anterior, a taxa foi de -0,35%. A taxa de variação dos bens finais avançou de -0,68% para 0,90%. A maior contribuição para esta aceleração teve origem no subgrupo alimentos in natura, cuja taxa passou de -4,73% para 2,74%.

Construção
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou, no segundo decêndio de dezembro, variação de 0,34%. No segundo decêndio do mês anterior, a taxa foi de 0,17%. O índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços registrou variação de 0,27%. No mês anterior, a taxa havia sido de 0,24%. O índice que representa o custo da Mão de Obra registrou taxa de 0,42%, no segundo decêndio de dezembro. Na apuração referente ao mesmo período do mês anterior, o índice variou 0,11%.