Polêmica envolve a Vila Planalto

Uma das cidades mais antigas do Distrito Federal, acampamento dos operários da construção na nova capital da República, a Vila Planalto até hoje não foi regularizada. Os moradores não possuem a escritura dos imóveis e vivem sob a pressão dos grandes empresários interessados em ocupar a região com hotéis e outros empreendimentos. A fim de discutir os caminhos da regularização, o deputado distrital Cristiano Araújo (PTB) marcou uma audiência pública, para o dia 30, na Câmara Legislativa. No entanto, uma proposta deverá aquecer o debate: transformar a cidade em Região Administrativa.

Segundo o petebista, esse é um ponto importante a ser discutido, visto que o local não recebe a atenção devida da Administração do Plano Piloto, à qual é vinculada. “A Vila Planalto nunca teve o reconhecimento devido. Os moradores vivem em uma situação de terror. A criação da RA é um dos caminhos, que pode ser implementada sem dificuldades mais no futuro”, avalia Cristiano. No entanto, a proposta não é bem vista pelo governo. “Não tem o nosso apoio. Não acho que criar uma região administrativa onde sempre houve uma aglomeração de residências seja uma política adequada. Se a moda pega, teremos 100 RAs daqui a pouco”, critica o secretário de Habitação, Geraldo Magela.

No entanto, o deputado e o secretário concordam em um ponto. Para ambos, a regularização da cidade é prioridade e deve ser a pauta das primeiras discussões. Cristiano Araújo diz ter recebido a reivindicação dos próprios moradores do local. Uma das ideias dele é transformar a Vila Planalto em um centro histórico e cultural, a exemplo do El Caminito, em Buenos Aires. Um dos pontos turísticos da capital da Argentina, a rua é considerada um museu ao céu aberto, que guarda as referências da artísticas e históricas da região. (RT)