Governo remove mais de 100 moradias erguidas ilegalmente em regiões do DF

O Governo do Distrito Federal removeu nessa terça-feira (18/10) 100 edificações erguidas de forma ilegal em um condomínio localizado na rodovia DF-128, na região de Planaltina. De acordo com a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), a equipe do Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo constatou que as residências foram construídas de maneira irregular. O comitê é formado pela Seops, Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Polícia Militar e por mais alguns órgãos públicos.

Além das edificações, foram removidas também seis barracas de lona e 1,5 mil metros de cerca de arame. A Seops informou que o comitê atua na região há cerca de três meses para combater a ocupação ilegal no condomínio. "Duas operações já realizadas na área retiraram aproximadamente 200 edificações", informa a assessoria da pasta.

Outras duas moradias construídas de forma ilegal e uma base para construção foram removidas na região de um condomínio em Ceilândia, durante uma operação de emergência da Seops, também nessa terça-feira. De acordo com a secretaria, as edificações estavam em área pública. O local foi identificado como invasão durante uma fiscalização de rotina.

Ainda segundo informações da Seops, existe uma área específica no condomínio que tem sido constante alvo de tentativas de ocupação ilegal. A pasta explica qie esta foi a quarta operação de retirada de edificações construídas ilegalmente no setor desde o mês passado. "Ao todo, 22 moradias e seis bases foram removidas no condomínio neste período", informou a Seops.

A assessoria da Seops informou que quando uma pessoa é encontrada nestas moradias construídas de forma ilegal é retirada e recebe um aviso do governo. No entanto, é considerado crime quando alguém é flagrado vendendo terrenos em área pública.