Fiscalização remove construções ilegais e retira invasores em três regiões

Uma operação de fiscalização removeu construções de invasões na Ceilândia, na Estrutural e no Gama. Elas estavam em estágio inicial e sendo erguidas em área pública. A ação ocorreu durante a quinta-feira (14/6) de forma pacífica.

No Setor de Chácaras Santa Luzia, na Estrutural, 15 construções erguidas desde sexta-feira (8/6) próximo ao Parque Nacional de Brasília e 330 metros de cercas foram retiradas.

Em Ceilândia, nos setores habitacionais Sol Nascente e Pôr do Sol outras quatro construções foram retiradas junto com cercas e muros. No Núcleo Rural Casa Grande, localizado no Gama, a fiscalização retirou cinco barracas.

Saída pacífica de invasores
Na terça-feira (12/6) os agentes identificaram uma invasão com cerca de 40 barracas e aproximadamente 60 pessoas em uma área da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). Eles eram integrantes do Movimento Brasileiro dos Sem-Teto (MBST). Foi dado um prazo para desocuparem o local até o final do dia, às 18h.

Os agentes voltaram na quarta-feira (13/6) e ficaram surpresos com a rápida desocupação da área, mas descobriram que eles haviam transferido a invasão para o Núcleo Rural Casa Grande. O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo conversou com os líderes do movimento que se comprometeu a desocupar a região.

Durante essa operação na quinta-feira (14/6), quase todos haviam saído do local. Restavam apenas cinco barracas que foram retiradas com a ajuda dos próprios invasores.

Participaram dessas ações servidores da Secretaria de Limpeza Urbana (SLU), Companhia Energética de Brasília (CEB), Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Polícia Militar, Agência de Desenvolvimento (Terracap) e Corpo de Bombeiros.