Sete moradias erguidas em área pública são removidas pelo governo no Itapoã

Fiscais do Governo do Distrito Federal (GDF) removeram sete edificações na quadra 203 do Itapoã durante a manhã desta sexta-feira (11/11). As obras foram erguidas em áreas públicas da cidade, o que não é permitido por lei. Além das moradias, o Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo recolheu 300 metros de cerca de arame e foram necessários dois caminhões do governo para retirar todo o material confiscado.

A Secretaria da Ordem Pública e Social do DF (Seops) informou que esta foi a segunda operação realizada esta semana no local. Na terça-feira (8/11), foram removidas 18 edificações erguidas de maneira ilegal na região, construídas em madeira em uma área que pertence à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab). De acordo com a pasta, as terras devem ser destinadas aos programas habitacionais do GDF.

Por meio da assessoria de imprensa, a Seops afirmou que as pessoas que moram em casas erguidas de maneira ilegal não cometeram crime, portanto, não respondem na Justiça. Além disso, são avisadas que a edificação será removida e têm um prazo para deixar o local. Já as pessoas flagradas vendendo terrenos em área pública respondem por parcelamento ilegal do solo, crime conhecido como "grilagem de terras".

O comitê que retirou as edificações no Itapoã é composto por servidores da Seops, da Agência de Fiscalização do DF (Agefis), Polícia Militar (PMDF), e de outros órgãos da administração pública do Distrito Federal.