Plano de Habitação será apresentado em 26 de maio, segundo Sedhab

A elaboração do Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis) entra na segunda etapa com a apresentação do diagnóstico preliminar para todos os delegados eleitos na Conferência Distrital das Cidades Extraordinária, coordenada pela Sedhab.

O encontro será no dia 26 de maio, das 9 às 12h, no Museu da República. O Plandhis foi um dos temas tratados na conferência e tem por objetivo planejar a política habitacional do Distrito Federal, que será executada pelo governo. Compõem o Plandhis todas as ações e estratégias do governo para o enfrentamento do déficit habitacional do DF de forma ambientalmente sustentável.

A elaboração do Plano foi dividida em três etapas. A primeira, já concluída, aconteceu durante a Conferência, que foi a elaboração das propostas e eleição dos membros da sociedade civil para compor o Conselho Gestor do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis), cuja posse ocorreu no dia 27 de março.

A segunda etapa é a apresentação para os delegados do diagnóstico atual da habitação de interesse social no DF e a terceira é a apresentação do prognóstico. Desde o dia 7 de maio, o diagnóstico preliminar já está disponível no site da Sedhab para consulta e sugestões.

A elaboração do Plandhis é uma exigência do Governo Federal, já que o GDF aderiu ao Sistema Nacional de Habitação, que garante acesso aos recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, do PAC da Mobilidade e do PAC do Saneamento.

Para acessar os recursos é preciso: ter um fundo de habitação de interesse social; ter um conselho gestor e um plano de habitação de interesse social, que está previsto para ser concluído no fim de agosto deste ano, que terá com resultado um projeto de lei, que será encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal.