Boletim mostra que os preços dos imóveis no DF estão estáveis

O Boletim de Conjuntura Imobiliária divulgado pelo Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), referente ao mês de outubro, constatou que em relação aos imóveis residenciais, a pesquisa segue a tendência dos meses anteriores - Brasília tem os maiores valores por metro quadrado, tanto para aluguel quanto para comercialização. Um apartamento de quatro dormitórios na cidade custa 1 milhão e 700 mil reais.

A análise dos imóveis em comercialização nas localidades pesquisadas pelo Boletim revela relativa estabilidade dos preços nos últimos seis meses. Em Brasília, não houve variações significativas de setembro a outubro, com destaque apenas ao leve aumento de 1,8% nas quitinetes e de 1,3% nas casas de quatro dormitórios.

A Asa Sul apresentou os maiores valores por metro quadrado para apartamentos de um dormitório - custam aproximadamente 11 mil reais. No Lago Norte observa-se o valor mais baixo por metro quadrado, para casas em condomínios de até 850 mil reais.

Em relação à construção civil, o Custo Unitário Básico por metro quadrado continuou a crescer - em setembro o IGP-M, o IGP-DI e o INCC sofreram desaceleração, passando, respectivamente, de 0,97% para 0,02%, de 0,88% para 0,31% e de 0,22% para 0,21%. As operações de crédito seguiram em expansão, do volume total de crédito 11,46% corresponderam ao setor habitacional, que representa 5,9% do PIB.