Entenda as responsabilidades de quem usa o salão de festas do condomínio

Respeitar o espaço do outro é fundamental para uma boa convivência

Confraternizar com os amigos ali mesmo no salão de festas do condomínio é uma boa opção para quem prefere o aconchego e a segurança do próprio lar. Mas, antes de chamar a turma, é importante ficar atento a algumas regras. Afinal de contas, o prédio não é só seu, e respeitar o espaço do outro é fundamental para uma boa convivência.

 No regulamento interno do condomínio constam as normas para utilização do salão de festas, portanto, o condômino que utilizar o salão deverá respeitar o que determina o regulamento. De acordo com a advogada Evelyn Roberta Gasparetto, é importante que o síndico forneça uma cópia do regulamento interno no ato da requisição do salão. "Essa regra é fundamental para que o solicitante fique ciente dos horários de uso, normas de limpeza, volume do som, cuidado com os utensílios existentes, devolução da chave na data correta, entre outros", explica a especialista em condomínios e uma das autoras do livro "Administrando Condomínios".

 A limpeza do salão nem sempre fica por conta do solicitante. Existem condomínios que assumem este trabalho, outros, preferem que o solicitante devolva o salão de festas da mesma maneira que foi recebido, ou seja, limpo. Se houver dano ao patrimônio, por exemplo, quebra de uma mesa ou cadeiras, o condomínio deverá ser ressarcido.

 "A cobrança poderá ser feita diretamente no boleto bancário ou o morador pode se comprometer a comprar o móvel quebrado, desde que seja igual, semelhante ou melhor. Se o condômino se recusar a pagar o dano material, a cobrança deverá ser feita judicialmente", acrescenta a advogada.