Legislação
Básica

de
Condomínios


 

Sistema de franquia entra no segmento de administração de condomínios

Síndicos a partir de agora podem contar com uma novidade inédita no País que vai revolucionar o mercado, criando uma nova modalidade para a administração de condomínios.

Grupo do interior do Estado de São Paulo desenvolveu um novo método de trabalho, que credencia e qualifica profissionais para auxiliar os síndicos na gestão de seus condomínios.

A novidade veio do interior do Estado de São Paulo, da cidade de São José dos Campos, Vale do Paraíba e o projeto já prevê, ainda em 2008, a expansão para diversas capitais do Brasil como Belo Horizonte no Estado de Minas Gerais, Cuiabá no Mato Grosso e Manaus no Amazonas, contatos feitos nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, além dos municípios do próprio interior de São Paulo como na cidade de São Jose dos Campos com a abertura de mais agências, alem das regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Indaiatuba, entre outras cidades de grande concentração de Condomínios do Estado.

SOBRE O PROJETO – Trata-se de uma nova modalidade do setor de condomínios, semelhante ao antigo processo de trabalho feito pelas “administradoras” de condomínios, concebido pela primeira franquia de serviços para condomínios do Brasil.

COMO FUNCIONA – A Franqueadora monta as agências padronizadas com o mesmo lay-out e logísticas adaptadas com os equipamentos e mobiliários que serão utilizados para a prestação dos serviços aos síndicos.

O franqueado recebe treinamento desde como manusear os equipamentos que serão utilizados para auxiliar os síndicos nas suas atribuições, alem do suporte para uso dos softwares, e principalmente para sua atuação na aplicação dos métodos e procedimentos que serão atualizados permanentemente para o atendimento aos condomínios.

A NOVIDADE – Desenvolvida por jovens empresários, alicerçados na experiência de seus progenitores que atuam no mercado há 40 anos, a idéia surgiu diante da necessidade do próprio setor requerer um serviço especializado onde os síndicos de condomínios pudessem ter a sua disposição tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para ajudar no dia-a-dia da administração de seu condomínio.

O sistema diferencia-se do trabalho desenvolvido pelas tradicionais “administradoras”. O condomínio continua sendo administrado pelo próprio síndico, contudo, o método fomenta o exercício democrático, para que os condôminos participem da Assembléia de seu condomínio.

Quem decide o valor da taxa do condomínio, os procedimentos de segurança e ações sócio-ambientais dos condomínios, entre outras, são os próprios moradores através da aprovação de projetos apresentados, discutidos e aprovados em Assembléia, o síndico tem de administrar, cumprindo e fazendo com que cumpram as deliberações descritas nas Atas das Assembléias, sempre em conformidade a Convenção do Condomínio e Legislação Federal dos Condomínios em vigor, prevista no Novo Código Civil.

A Rede a partir de então oferece todo o alicerce necessário ao síndico na digitação das informações, procedendo desde a emissão dos boletos para a arrecadação do rateio (taxa do condomínio) entre os moradores e o pagamento das contas, emissão dos demonstrativos de receitas e despesas, encadernação dos documentos através de um processo inédito importado da Bélgica com divisões modulares na junção da papelada com páginas numeradas, tudo isso visando a segurança de todos comprovantes da movimentação financeira do condomínio, para ser apresentado a todos os condôminos sempre que houver a necessidade e também a transparência total e clareza no dinheiro do condomínio.

TECNOLOGIA E COMODIDADES – O Síndico que contrata os serviços da Franquia, pode utilizar de recursos tecnológicos através da internet, e todos os moradores através do cadastramento de senha própria, podem ficar conectados 24 horas com todas as informações do condomínio, podendo usufruir de recursos desde a emissão de uma segunda via de boleto para pagamento da taxa de seu condomínio, como ler os estatutos e atas das assembléias realizadas, comunicados do síndico, fazer solicitações com emissão de número de protocolo sendo respondido no prazo máximo de 48 horas e acompanhar seu pedido através de auto-atendimento, plantões 24 horas para casos de emergências no condomínio indicando profissionais para concertos de panes de elétrica e hidráulica, alem da participação gratuita em encontros e seminários promovidos pela Franqueadora, que vão desde temas para a boa convivência entre moradores, até palestras técnicas para promoção de campanhas de reciclagem e manutenção da edificação, entre diversos outros. A franquia promove ainda o encontro dos síndicos para a troca de experiências, realizado durante deliciosos cafés das manhãs de sábados, quase que bimestralmente.


VANTAGENS


• VANTAGENS PARA O SÍNDICO – O Síndico simplesmente comanda os processos que são deliberados em Assembléia, sua responsabilidade é dividida com os condôminos e todo o trabalho é realizado pela franquia. (A fiscalização é exercida pelo Conselho Consultivo de moradores, eleito em Assembléia, previsto na Lei Federal).

O atendimento ao síndico é realizado DIRETAMENTE PELO DONO da Agencia franqueada, sem interferência de funcionários, gerentes, enfim, o interesse, dedicação e a qualidade do atendimento que são prestados, são imensamente maiores que o sistema antigo de administração de condomínios oferecido pelas antigas “administradoras”.


• VANTAGENS PARA OS MORADORES – O PROCESSO DEMOCRÁTICO dentro do condomínio é dado como PRIORIDADE ALTA, por isso, a participação de todos em cada decisão faz com que o sucesso da gestão do condomínio seja inevitável, e o ambiente fica mais harmonioso, alegre e gostoso de se viver, sem falar que todas as ações acabam revertendo na valorização do próprio patrimônio administrado de forma coletiva.

• VANTAGENS PARA OS FRANQUEADOS DA REDE – Antigamente as empresas cresciam no número de condomínios e dessa forma precisavam abrir filiais, contratar gerentes e equipes de trabalho para ajudar o dono da administradora  a atender os síndicos e a grande demanda de condomínios. Esses gerentes ganhavam salário fixo e eram responsáveis em fazer a interface entre a empresa administradora e o síndico, muitas das vezes sendo submetido a atender um número excedente de condomínios, comprometendo a qualidade do atendimento.

Nesse novo método de trabalho, o síndico é atendido pelo franqueado que é o dono da agencia que presta todo atendimento necessário.

Sendo dono do negócio, o franqueado tem a força da Rede para dar um atendimento diferenciado, suporte logístico e tecnológico, com qualidade nos serviços prestados e a prontidão necessária para todas as solicitações do síndico.



CONCEPÇÃO DO SUCESSO DO NEGÓCIO

O objetivo da Rede (franquia) é promover uma nova modalidade dentro da administração de condomínios onde todos possam ganhar e ter vantagens, desde o síndico, os moradores e o prestador de serviços que vai atender o condomínio (franqueado).

Nesse processo, o síndico do condomínio ganha melhor atendimento, recursos tecnológicos, métodos e procedimentos ainda exclusivos no mercado, o morador ganha um ambiente mais agradável para se viver alem de uma valorização maior de seu patrimônio e principalmente o dono de uma das agencias ligada a rede de atendimento ao síndico (franqueado) que passa a gerir um negócio próprio, valorizar-se diante da sociedade passando de empregado a proprietário mediante um pequeno investimento, rentabilidade razoavelmente rápida e uma lucratividade maior que muitos gerentes e até mesmo diretores de empresas do mesmo setor ou da indústria e do comércio.

O projeto já foi avaliado pelo CRA – Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo, recebendo um certificado de isenção de registro para a prática dos serviços e encontra-se registrado na ABF - Associação Brasileira de Franchising como sendo o primeiro sistema de franquia nesse setor, alem da empresa ser Associada e atuante no SECOVI – Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo a mais de dez anos.


RESUMO DO NEGÓCIO

É uma nova modalidade dentro do setor da administração de condomínios, que veio para revolucionar o mercado, sendo que vários especialistas já analisaram e puderam comprovar que é um sistema que veio para ficar, denotando um novo paradigma alicerçado nas mudanças desejadas pela sociedade moderna, modelo de gestão já aplicada com sucesso em paises europeus como no caso de Portugal, onde já existem várias dessas Redes já operando com mais de 70 agencias de atendimento ao síndico já coligadas.



CONCEPÇÃO JURÍDICA

Não se trata de administração de condomínios, mas da união de esforços de métodos e procedimentos exclusivos, tecnologia e capacitação de profissionais, desenvolvidos para a digitação e prestação de serviços auxiliares ao síndico de condomínio em conformidade ao que se é decidido pelos moradores em Assembléia.


 


WWW.condominios.com.br
SCLN 113 Bloco 'D' Subloja 28 - Brasilia-DF Cep.:70763-540 - Fone.:3201-5060


© Copyright 2007 - Desenvolvido por Autonomia Serviços e Informática Ltda