Legislação
Básica

de
Condomínios


 

Acidentes

Especialistas dão dicas de segurança para evitar quedas de prédios


Depois de dois casos de crianças que caíram de apartamentos essa semana, uma em São Paulo e outra em Cariacica, a segurança em apartamentos foi questionada não só para crianças, más também para os adultos, já que o Espírito Santo possui muitos prédios residências e comerciais com mais de vinte andares.

No ano passado, o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo editou uma norma técnica para evitar situações como as que aconteceram em São Paulo e no Estado. O Coronel Samuel Rodrigues informou que a norma exige que varandas de prédios troquem os vidros temperados, caso o possuam, por vidros laminados. Outra orientação é o uso das grades ou redes de segurança.

"O vidro laminado é uma película que evita o estilhaço do vidro por completo caso seja quebrado, diminuindo o risco de alguma pessoa derrepente cair de um prédio", afirma o Coronel Rodrigues.

A rede de proteção usada em apartamentos para manter a segurança, não só de crianças mas também de adultos é feita de polietileno 100% virgem, de alta densidade. Segundo Edson Amaral, proprietário de uma empresa que instala redes proteção, o material é semelhante ao nylon.

Edson informou que não existe um prazo certo para a manutenção das redes, mas o aconselhável é chamar um técnico para fazer a vistoria após três anos da instalação. "Você acha que está em segurança e mas tem um gancho solto ou uma corda frouxa, levando risco para a família", acrescenta Edson Amaral.

A questão da segurança em condomínios é discutida em uma convenção, que estabelece as normas e direitos dos condôminos. Sobre a rede de proteção, o Presidente do Sindicato Patronal dos Condomínios Gedáias Freire Costa, informou que fica a critério do morador instalar ou não.

"O que pode ser feito em assembléia com os moradores, é definir um padrão dessas redes. E não impor a instalação", ressalta Gedáias Costa.



WWW.condominios.com.br
SCLN 113 Bloco 'D' Subloja 28 - Brasilia-DF Cep.:70763-540 - Fone.:3201-5060


© Copyright 2007 - Desenvolvido por Autonomia Serviços e Informática Ltda